Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
05:07
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →OGMO Paranaguá celebra 31 anos com café da manhã para mais de 1 mil trabalhadores portuários

OGMO Paranaguá celebra 31 anos com café da manhã para mais de 1 mil trabalhadores portuários

Evento reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela categoria

Por Elano Squenine
22 de Agosto de 2025 às 11:25

Na manhã da sexta-feira, 22, o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Paranaguá promoveu um café da manhã em celebração aos seus 31 anos de atuação na cidade. O evento reuniu mais de 1 mil Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) e contou com a presença da diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol Colaço, além de lideranças sindicais, reforçando a importância do trabalho desenvolvido pela categoria.

Em entrevista à Rádio Litoral Sul FM, a diretora-executiva do OGMO, Shana Bertol Colaço, ressaltou o significado da data e a importância da união entre instituição e trabalhadores. “Nós vivemos um marco histórico aqui no OGMO hoje. Pela primeira vez na história, a gente abre os nossos portões para receber todos os trabalhadores que vieram engajados hoje aqui. Temos mais de mil homens conosco aqui comemorando esse momento tão especial para o OGMO, e não faria sentido se a gente comemorasse sem eles, que são os protagonistas da nossa história, são quem construiu a história do OGMO", frisou.

"Eu acredito que nesse momento que estamos vivendo do PL, principalmente essa união entre o OGMO, os trabalhadores, a oportunidade que nós temos de fortalecer os nossos vínculos e juntos construirmos uma mão de obra que tenha qualidade, que tenha eficiência e que venha a competir nos portos em alto nível, contribuindo para o desenvolvimento da atividade portuária. E é só assim que a gente vai conseguir superar todos esses desafios que a gente tem de mudança na legislação", pontuou.

MÃO DE OBRA

Shana também destacou a chegada de novos trabalhadores ao sistema portuário e a valorização da mão de obra feminina no setor. “A gente vem falando nas salas de aula, nas integrações que a gente fez com os novos trabalhadores portuários avulsos, que eles têm um legado muito importante para dar continuidade, que é o legado dos Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá, que são reconhecidos como uma das melhores mãos de obra do país. E é uma alegria nós do OGMO podermos estar vivenciando esse fato, porque a gente traz novos trabalhadores para o sistema, dentre eles mulheres, e que a gente pode mostrar que as mulheres podem trabalhar em qualquer atividade, onde a gente tem um porto muito mais moderno, tem um porto com investimento em tecnologia, em automação, e que isso possibilita que as mulheres possam desempenhar também essas funções no porto", ressaltou.

"Então, trabalhamos aqui sim, no OGMO, para que a gente traga essa qualidade e essa eficiência na mão de obra, porque eu acredito que somente assim a gente consiga permanecer essencial no desenvolvimento da atividade portuária", finalizou Shana Bertol.

FRENTE INTERSINDICAL DE PARANAGUÁ


O presidente da Frente Intersindical de Paranaguá e do Sindicato dos Estivadores, João Fernando da Luz, ressaltou a importância do encontro como forma de fortalecer a união entre as categorias e também comentou sobre a tramitação do PL 733/2025.

“A gente repara hoje uma mudança de pensamento, uma mudança de comportamento com relação ao trabalhador e ao nosso OGMO. Hoje, quem acompanha e vê o trâmite do PL que está em Brasília está sentindo um vazio no peito ao sequer imaginar que o OGMO possa ser extinto, porque a lei propõe isso. A lei propõe a extinção do OGMO praticamente quando remete o trabalhador para ser requisitado nas empresas de prestação de trabalho portuário. Então, hoje, muita mentalidade até mesmo de nós, trabalhadores, com relação ao OGMO, está mudando e quem ainda não mudou precisa mudar. Por quê? Porque, sem essa instituição que hoje o OGMO representa, o trabalhador também desaparece e desaparecem seus direitos", destacou. 

"Então, eu vejo de suma importância essa enorme confraternização que estamos tendo aqui hoje, esse prazer do trabalhador estar aqui e apoiando o seu OGMO, porque afinal é dele que ele tira os seus direitos.”, finalizou.

Foto: Rádio Litoral Sul FM.
Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

Setor policial
1.
Sobrinho ataca tio com facão após briga em bar de Antonina
Paranaguá
2.
Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026, com redução de 45%
Setor policial
3.
Homem é executado a tiros na Vila dos Comerciários, em Paranaguá
NOTÍCIAS
4.
Prefeitura de Pontal do Paraná lança programa gratuito de hidroginástica para idosos
Paranaguá
5.
Fim de semana terá calor intenso e queda brusca de temperatura em Paranaguá, aponta Simepar
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!