Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Paraná recebe em Washington certificado da Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa
Paraná recebe em Washington certificado da Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa
O título coloca o Paraná ao lado de estados e províncias de países como México, Japão, Austrália e Canadá
Por Karen Kleinhans
22 de Agosto de 2025 às 09:18
O governador Carlos Massa Ratinho Junior viaja na próxima segunda-feira (25) a Washington (EUA) para receber, no escritório central da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o certificado de membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.
Em maio, o Paraná se tornou o primeiro estado da América do Sul a obter esse reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que garantiu sua inserção em um grupo internacional restrito que compartilha políticas, experiências e inovações voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, acompanhará a cerimônia.
Reconhecimento internacional
O título coloca o Paraná ao lado de estados e províncias de países como México, Japão, Austrália e Canadá, além de algumas cidades que já integram a Rede. A articulação foi conduzida pela Semipi (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa).
Entre as iniciativas que embasaram o reconhecimento estão:
Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa;
Parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para capacitação de cuidadores e fortalecimento da rede de proteção;
Construção de moradias adaptadas;
Capacitação de profissionais da saúde e assistência;
Políticas de mobilidade e acessibilidade, como a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos.
O Paraná também lidera o ranking nacional de municípios reconhecidos pela OMS: dos 51 certificados no Brasil, 38 são paranaenses – 76% do total.
Política habitacional
Entre as ações recentes, destaca-se o programa Casa Fácil Paraná Terceira Idade, que custeia até R$ 80 mil de entrada para imóveis de idosos com mais de 60 anos e renda de até quatro salários mínimos. O objetivo é reduzir barreiras para o financiamento habitacional desse público.
Desafio demográfico
Segundo o Ipardes, até 2027 o Paraná viverá uma mudança histórica: haverá mais pessoas com mais de 60 anos do que jovens com menos de 15 anos, exigindo políticas ainda mais estruturadas de atenção, saúde e qualidade de vida.
Rede Global
Criada no início dos anos 2000, a Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa tornou-se uma das principais ferramentas da OPAS/OMS para estimular transformações sociais, adaptando políticas de acordo com a realidade de cada território. Mais da metade das adesões atuais está nas Américas.
Outras agendas em Washington
Durante a viagem, Ratinho Junior também terá encontros com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Citigroup, uma das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos.