Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
16:52
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Logística eficiente impulsiona crescimento do Paraná, afirma governador em evento portuário

Logística eficiente impulsiona crescimento do Paraná, afirma governador em evento portuário

Estado recebe o IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor

Por Redação
29 de Agosto de 2025 às 08:33

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que uma logística eficiente e ativos como o Porto de Paranaguá são pontos decisivos para fazer o Paraná crescer. Ele participou, nesta quinta-feira (28) à noite, da abertura do IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor para discutir os principais desafios e as oportunidades de crescimento logístico.

O evento, realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) com apoio institucional da Portos do Paraná, acontece nos dias 28 e 29 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

“Nosso PIB deve dobrar em oito anos e o Paraná é o estado que tem o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, fruto da estratégia de investirmos em logística, que é um ponto decisivo para a atração de novas indústrias e reduzir o custo de produção do Estado”, afirmou. 

“E nossos portos têm papel fundamental na atração de novos investimentos, que impactam no crescimento, são ativos para que indústrias nacionais e estrangeiras se instalem no Paraná”.

O governador destacou que, na semana passada, a Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, conquistou o título de melhor gestão portuária no Prêmio Portos + Brasil pelo sexto ano consecutivo. O prêmio é concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP).

Ele citou as obras que estão modernizando o Porto de Paranaguá, como a do Moegão, a maior obra portuária do Brasil. O projeto recebe mais de R$ 650 milhões em investimentos para ampliar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas. O terminal também vai receber mais R$ 2,2 bilhões na construção do Píer em T, que vai ampliar a capacidade de movimentação de cargas.

“O Paraná está no centro de 70% do PIB da América do Sul, o que nos capacita para se tornar o centro logístico dessa parte do continente”, ressaltou. 

“Mas somente a questão geográfica não é o suficiente, nós tínhamos que fazer com que os ativos do Estado, que são os aeroportos, ferrovias e o Porto de Paranaguá, se tornassem altamente eficientes e competitivos”. 

Em 2024, a Portos do Paraná movimentou 66,7 milhões de toneladas, batendo o recorde histórico de movimentação anual. E neste ano, incluindo exportações e importações, os portos paranaenses alcançaram a marca de 34 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, volume 1,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, superando o recorde histórico para o período.

SEMINÁRIO 

O encontro traz discussões sobre o sistema portuário brasileiro e seu posicionamento no cenário internacional. O objetivo é alinhar esforços, compartilhar conhecimentos e experiências e trabalhar coletivamente para tornar o setor mais dinâmico, competitivo e integrado à economia global.

“No mundo globalizado de hoje, qualquer fato que acontece em outros países e continentes, se reflete na nossa economia, infraestrutura e logística. E este evento vem com o propósito de discutir os impactos desse cenário no setor”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná e da ABEPH, Luiz Fernando Garcia. 

“Com esses debates, queremos contribuir para uma logística integrada, que seja cada vez mais eficientes para os produtores”.

A conferência de abertura foi feita pelo ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Roberto Carvalho de Azevêdo, que falou sobre “Os novos horizontes do comércio internacional e as políticas tarifárias de proteção às economias nacionais”.

No segundo dia, serão realizados cinco painéis com temas diversos. Luiz Fernando Garcia vai presidir a mesa do Painel 2, que aborda os desafios do setor portuário mundial. O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, participará do Painel 3, com o tema “Sustentabilidade ambiental, segurança jurídica e estabilidade regulatória no setor portuário brasileiro”.

O diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, vai comandar o Painel 5, focado na “Descentralização e eficiência administrativa na gestão portuária”. Outros painéis discutirão questões como o financiamento da infraestrutura no Brasil, o modelo regulatório portuário e os diversos desafios do setor.

PRESENÇAS

Participaram da abertura do evento o vice-governador Darci Piana; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Otto Alencar Rodrigues e Weder de Oliveria; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues; o presidente do TRT-PR, Célio Horst; o presidente do TRF4, João Batista Silveira Pinto; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; e o deputado federal Arthur Maia.

Fotos: Jonathan Campos/AEN
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN).

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Governo apresenta projeto para revitalização da Orla Histórica de Guaratuba ao município
Paranaguá
2.
Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026, com redução de 45%
Setor policial
3.
Todas as vítimas localizadas com vida após naufrágio em Guaraqueçaba
Paranaguá
4.
Sub-9 da Associação Monte Sião segue invicto e lidera o Campeonato Paranaense de Futsal
Paranaguá
5.
Fim de semana terá calor intenso e queda brusca de temperatura em Paranaguá, aponta Simepar
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!