Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Litoral terá atendimento do SAMU integrado à central de Curitiba a partir de outubro
Imagem: Clovis Santos e Reprodução
Litoral terá atendimento do SAMU integrado à central de Curitiba a partir de outubro
Medida promete mais agilidade no envio de ambulâncias e recursos médicos para os sete municípios litorâneos
Por Elano Squenine
29 de Setembro de 2025 às 09:46
O atendimento de urgência e emergência no litoral do Paraná passará a contar, a partir de 1º de outubro, com a regulação unificada do SAMU 192 junto ao Complexo Regulador Metropolitano de Curitiba, também conhecido como Complexo Regulador Macrorregional Leste. A medida promete mais agilidade no envio de ambulâncias e recursos médicos para os sete municípios litorâneos.
Na última quinta-feira, 25, o prefeito de Pontal do Paraná e presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Rudão Gimenes, visitou o Centro de Regulação de Urgência de Curitiba. Ele esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde e presidente do CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde do Litoral), Michele Straub, para conhecer de perto a estrutura e a equipe responsável pela mudança.
NOVA SEDE EM CURITIBA
Inaugurada no fim do ano passado, a nova sede da central em Curitiba tem 4,3 mil metros quadrados e concentra serviços como regulação de leitos e logística de ambulâncias, garantindo respostas mais rápidas. O serviço recebeu recentemente o selo global “Cidade Angels”, que reconhece a capital paranaense como referência mundial no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com a integração, as ligações para o número 192 feitas por moradores do litoral serão atendidas em Curitiba, que já opera para 38 municípios do Estado. As equipes locais do SAMU continuam as mesmas, mas a regulação passa a ser feita diretamente na capital.
A secretária Michele Straub explicou o processo. “Quando ligamos para o 192, a central atende, avalia a situação e define qual equipe ou veículo deve ser enviado. As equipes do litoral permanecem as mesmas, mas agora as chamadas serão atendidas em Curitiba, o que deve trazer mais agilidade ao atendimento", afirmou.
O prefeito Rudão Gimenes ressaltou os benefícios. “Com essa mudança, o atendimento de urgência e emergência no litoral vai ganhar mais rapidez e eficiência. É uma ação que visa salvar vidas e melhorar o serviço prestado à população", pontuou Rudão. Gimenes agradeceu o apoio do Governo do Estado, do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A iniciativa integra uma política estadual que une os sete municípios do litoral, a capital e outras cidades já atendidas pela central, oferecendo um sistema de urgência mais eficiente e conectado para toda a região.
Rádio Litoral Sul FM, com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná.