Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
15:02
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Fiscalização conjunta investiga crime ambiental em Estação de Tratamento da Paranaguá Saneamento
Imagem: Wilson Leandro

Fiscalização conjunta investiga crime ambiental em Estação de Tratamento da Paranaguá Saneamento

A operação contou com a presença de peritos da Polícia Federal, do IAT e da Semfisc

Por Redação
17 de Outubro de 2025 às 08:19

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, acompanhou na tarde desta quinta-feira, 16, uma ação conjunta de fiscalização ambiental realizada na Estação de Tratamento da empresa Paranaguá Saneamento, localizada no bairro Jardim Figueira. A operação contou com a presença de peritos da Polícia Federal, do Instituto Água e Terra (IAT) e da Secretaria Municipal de Fiscalização das Concessões e Contratos (Semfisc).

Segundo o prefeito Adriano Ramos, o objetivo é apurar denúncias de contaminação da Baía de Paranaguá provocadas por materiais chamados de mídias biológicas, que são lançados irregularmente pela Paranaguá Saneamento.

“Mais uma fiscalização que realizamos junto com a nossa Secretaria de Fiscalização, criada em nosso governo para acompanhar o saneamento básico, o transporte coletivo e os contratos da prefeitura. Hoje estamos com os peritos da Polícia Federal e do IAT realizando perícia nessa estação. Eu disse que a farra ia acabar — e comigo acaba”, afirmou Adriano Ramos.


Foto: Wilson Leandro

O prefeito destacou ainda a importância da participação popular nas denúncias, reforçando que a Semfisc está aberta para receber informações da comunidade sobre possíveis irregularidades.

“Recebemos essa denúncia das mídias e levamos ao conhecimento dos órgãos competentes. É um crime ambiental grave, e agora há uma investigação em curso. Esse material já foi encontrado também na Baía de Guaratuba e em Pontal do Paraná, causando um dano irreparável ao meio ambiente”, completou.

A secretária municipal de Fiscalização, Isabele Figueira, explicou que a ação é uma continuação da denúncia feita pela população e encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR), sob responsabilidade da procuradora Dra. Monique Cheker Mendes.

“Estamos acompanhando a Polícia Federal na perícia técnica que vai instruir o inquérito policial. Esse material encontrado nas baías, ilhas pesqueiras e comunidades indígenas já foi identificado como proveniente da estação de tratamento da Paranaguá Saneamento”, destacou Isabele.


Foto: Wilson Leandro

De acordo com a Polícia Federal, as provas e informações coletadas serão incluídas no inquérito já instaurado, que apura a responsabilidade da empresa por crime ambiental.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Veja mais

Paranaguá
1.
Gestão ágil da Prefeitura de Paranaguá atrai novo investimento de R$ 65 milhões da Coonagro
Paranaguá
2.
UBS Emir Roth realiza ação especial do Outubro Rosa na Ilha dos Valadares
Paranaguá
3.
Prefeitura de Paranaguá decreta ponto facultativo nesta segunda-feira, 6, por conta do feriado da padroeira, celebrado na terça-feira
Paranaguá
4.
Prefeitura de Paranaguá homenageia mulheres que representam a cidade no esporte mundial
Setor policial
5.
Paranaguá está entre as cidades investigadas na Operação Alquimia da Polícia Federal
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!