Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
17:37
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Com regularização, IAT acaba com impasse ambiental de 35 anos em Guaratuba
Imagem: Prefeitura de Curitiba

Com regularização, IAT acaba com impasse ambiental de 35 anos em Guaratuba

Órgão ambiental, com suporte da prefeitura local, emitiu neste mês a Licença Ambiental que regulariza o loteamento Castel Novo, um dos mais antigos do município

Por Redação
27 de Novembro de 2025 às 11:26

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da regional do Litoral, resolveu um impasse que se arrastava por 35 anos em Guaratuba, no Litoral. O órgão ambiental, com suporte da Prefeitura de Guaratuba, emitiu neste mês a Licença Ambiental que regulariza o loteamento Castel Novo, um dos mais antigos do município. A medida foi possível graças a um acordo judicial que envolveu também a RAT Incorporações e Empreendimentos, empresa responsável pelo terreno de 17,32 hectares (cerca de 20 campos de futebol).

O Castel Novo foi autorizado pelo município na década de 1990, antes da existência da Lei da Mata Atlântica, que é de 2006; da criação do Parque Estadual do Boguaçu, de 1998, e pouco depois da implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, em 1992, todos territórios protegidos nas cercanias do loteamento. Com isso, o local ficou por mais de três décadas no limbo jurídico, impactando diretamente no meio ambiente de toda a região.

Engenheiro responsável pela sede de Guaratuba do IAT, Leandro Duarte destacou que a regularização do imóvel passa a ser considerado um marco para o Litoral, região que passa por forte expansão econômica e imobiliária em decorrência de obras estruturantes implementadas pelo Governo do Paraná, como a revitalização da Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba.

“A ocupação estava aumentando muito em loteamentos que foram aprovados anteriormente à lei da Mata Atlântica, como é o caso do Castel Novo. A legalização nos permite uma série de benefícios, como as condicionantes ambientais destacadas pelo próprio licenciamento”, diz.

Entre as compensações que terão de ser implementadas pela incorporadora está a manutenção de uma área florestal que será destinada à criação de uma unidade de conservação municipal. A prefeitura de Guaratuba também será contemplada com a destinação de 178 lotes, que servirão para a construção de moradias populares, creches, praças e outras estruturas urbanas, conforme aprovado no acordo judicial.

Há, também, contrapartidas sociais, com impacto direto para a população, já que, com o licenciamento, o empreendimento passa a contar com parâmetros claros de ocupação, abrangendo áreas públicas, lotes da incorporadora e espaços comuns, além da exigência de que cada nova construção apresente projetos adequados de esgotamento sanitário. Também foi determinada a eventual realocação de famílias que ocupam áreas irregulares para terrenos dentro do próprio loteamento.

“Temos a garantia que todos os sistemas necessários, como o sistema de esgoto, de água, iluminação, drenagem e pavimentação, serão executados pela empresa, trazendo assim uma qualidade de vida melhor”, afirma o chefe regional do Instituto Água e Terra, Altamir Hacke.

Outra medida compensatória é a construção, pela incorporadora, de uma base de apoio ao Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, área administrada pelo IAT.

Para a chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, Célia Cristina Lima Rocha, a regularização ambiental do Loteamento Castel Novo representa um avanço decisivo para o ordenamento territorial da região. “Reforça a proteção de áreas sensíveis e garante o uso adequado do solo. A criação do parque municipal também é muito importante, pois vai proteger a biodiversidade e oferecer à comunidade um espaço voltado à educação ambiental e ao uso público controlado”, destaca.

Fonte: AEN

Veja mais

Paranaguá
1.
Prefeitura de Paranaguá amplia obras na Rua Faria Sobrinho após identificar rede de drenagem comprometida
NOTÍCIAS
2.
Morretes participa de workshop sobre resiliência a desastres no Litoral do Paraná
NOTÍCIAS
3.
Referência nacional, serviço aeromédico do Paraná garante assistência em todas as regiões
NOTÍCIAS
4.
Chuvas intensas no Litoral do Paraná elevam alerta do Simepar e mobilizam equipes de emergência
NOTÍCIAS
5.
Pontal do Paraná realiza 5º torneio de pesca Pesque & Solte com foco ambiental e solidário
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!