Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→BLACK FRIDAY: Procon-PR reforça dicas contra fraudes e golpes no dia de descontos
BLACK FRIDAY: Procon-PR reforça dicas contra fraudes e golpes no dia de descontos
Com a Black Friday nesta sexta-feira, o Procon-PR emite um aviso crucial: a empolgação com descontos pode levar a prejuízos.
Por Redação
28 de Novembro de 2025 às 09:15
A Black Friday, acontece nesta sexta-feira, e o Procon/PR, vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, reforçou as orientações essenciais para que os consumidores paranaenses evitem cair em golpes e fraudes.
Claudia Silvano, coordenadora do Procon/PR, alerta que com o aumento do volume de compras, os riscos também se intensificam e destaca que a prevenção é a melhor defesa contra fraudes financeiras. As principais dicas são focadas na cautela e na verificação:
1. Verifique a "Black Fraude"
Monitore a variação dos preços dos produtos ao longo do tempo. Esta é a melhor maneira de observar se o produto está, de fato, com preço promocional ou se a empresa está tentando ludibriar o consumidor, inflando o preço antes do desconto (a famosa "Black Fraude").
2. Cuidado com Links e Páginas Falsas
Desconfie de links recebidos via WhatsApp e e-mail.
Sinal de Alerta: Páginas fraudulentas geralmente imitam o site oficial, mas o principal indicativo de golpe é o método de pagamento. Sites não confiáveis frequentemente só aceitam Boleto ou Pix.
Risco: Nestes métodos, a reversão do prejuízo pelo comprador é muito mais difícil.
3. Planejamento e Orçamento
Avalie se a compra é realmente necessária e se ela cabe no seu orçamento. Esse cuidado evita compras por impulso, que aumentam o risco de cair em golpes e protegem suas finanças.
4. Considere Lojas Físicas
Lojas físicas também participam da Black Friday e podem oferecer bons preços e opções de pagamento. Considerar esses locais ajuda a evitar golpes, já que o pagamento é feito na hora e a reversão do prejuízo é menos complexa.
O Procon reforça que, apesar das dicas, "todo cuidado é pouco", e disponibiliza seus canais de atendimento para consumidores que tiverem problemas e precisarem registrar reclamações.