Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→SAÚDE DA MULHER: Carreta da sesa encerra trajeto em Morretes e atenderá cinco municípios do litoral
SAÚDE DA MULHER: Carreta da sesa encerra trajeto em Morretes e atenderá cinco municípios do litoral
A unidade móvel, que já realizou mais de 15 mil atendimentos no Paraná, estará na Praça Rocha Pombo, no Centro, de 8 a 12 de dezembro, oferecendo mamografias, Papanicolau e ultrassonografias.
Por Redação
08 de Dezembro de 2025 às 08:50
A Carreta Saúde da Mulher, projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chega à sua 13ª e última parada em Morretes, no Litoral do Paraná, encerrando um roteiro que percorreu todas as regiões do Estado desde setembro de 2025.
A unidade móvel estará disponível para atendimentos entre os dias 8 e 12 de dezembro e tem como meta realizar mais de 1,5 mil procedimentos no total, beneficiando moradoras de cinco municípios da região:
Morretes (sede)
Guaraqueçaba
Matinhos
Pontal do Paraná
Antonina
A Carreta estará estacionada na Praça Rocha Pombo, no Centro, próximo à Prefeitura de Morretes. A iniciativa visa descentralizar o acesso à saúde, levando diagnósticos de alta qualidade para perto das cidadãs.
A unidade é equipada para oferecer uma ampla gama de exames preventivos e diagnósticos:
Mamografia Bilateral (Rastreamento): Destinada a mulheres de 40 a 74 anos. O resultado é entregue em até 5 dias.
Coleta de Citopatológico (Papanicolau): Destinada a mulheres de 25 a 64 anos. O resultado é entregue em 15 dias.
Ultrassonografias: Incluem exames transvaginal, de mamas e de tireoide. O resultado é entregue na hora.
As mulheres interessadas devem realizar o agendamento no sistema do município de residência, sendo necessário apresentar guia de encaminhamento e pedido médico para a efetivação do atendimento.
A parada em Morretes encerra um roteiro de sucesso que já somou mais de 15 mil atendimentos a mulheres de 74 municípios desde seu lançamento.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça que a ação é fundamental para garantir que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam acessíveis, alcançando aquelas que têm dificuldade em se deslocar até as unidades de saúde.
A iniciativa da Carreta Saúde da Mulher integra as ações da campanha Paraná Rosa.