Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Antonina fortalece luta contra a violência de gênero com o "Programa Mulher Segura"
Antonina fortalece luta contra a violência de gênero com o "Programa Mulher Segura"
A ação, promovida pela Secretaria da Segurança Pública (SESP), faz parte da programação da Missão Paraná IV, que visa reforçar as políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na região.
Por Redação
10 de Dezembro de 2025 às 08:35
O município de Antonina, no Litoral, foi palco de uma palestra essencial do Programa Mulher Segura nesta terça-feira (9). A ação, promovida pela Secretaria da Segurança Pública (SESP), faz parte da programação da Missão Paraná IV, que visa reforçar as políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher na região.
O evento teve como foco principal a ampliação do diálogo e a articulação entre as instituições e a comunidade, buscando estruturar uma rede de proteção mais eficiente e humanizada.
A palestra foi conduzida pelo coordenador do programa, coronel Dalton Gean Perovano, que detalhou as frentes de atuação do "Mulher Segura", que é uma iniciativa que integra a Operação Vida e o conjunto de ações da SESP voltadas ao combate à violência de gênero:
Ações Educativas: Promoção de conscientização e empoderamento feminino.
Orientação Legal: Informações sobre direitos e mecanismos de proteção às vítimas.
Proteção: Acompanhamento de casos que envolvem medidas protetivas, garantindo a segurança das mulheres.
O coronel Perovano enfatizou que o sucesso do programa depende da colaboração interinstitucional:
“O enfrentamento à violência de gênero exige continuidade, presença do Estado e atuação conjunta. Nosso foco é estruturar uma rede que acolha, oriente e proteja as mulheres de forma permanente e humanizada.”
O encontro reuniu representantes de diversas entidades locais e estaduais, essenciais para a formação de uma rede de proteção robusta:
Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi)
Casa Civil
Defensoria Pública do município
Samu
A secretária da Mulher de Antonina, Thaiz Batista Cordeiro, destacou o impacto direto para o município: “Estamos fortalecendo a conexão entre os serviços e ampliando o alcance da rede de proteção, para que o atendimento às mulheres seja cada vez mais ágil, próximo e eficiente no Litoral.”
A Missão Paraná IV teve início em Paranaguá e segue até sexta-feira (12), percorrendo diversos municípios do Litoral, como Morretes, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos e ilhas, levando serviços e promovendo a integração da segurança pública com as demandas locais.