Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→PCPR Qualifica Efetivo com Treinamento em Armas Não Letais para o Verão Maior Paraná
PCPR Qualifica Efetivo com Treinamento em Armas Não Letais para o Verão Maior Paraná
Capacitação buscou padronizar procedimentos e ampliar o uso de tecnologias de incapacitação neuromuscular, como as Tasers, para reforçar a segurança no Litoral.
Por Redação
11 de Dezembro de 2025 às 09:19
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu, na segunda (8) e terça-feira (9), um curso intensivo de preparação para o uso de armas de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecidas como Tasers. O treinamento foi direcionado aos policiais civis que farão parte da operação Verão Maior Paraná, no Litoral do Estado.
O curso teve como foco a padronização de procedimentos e a ampliação do conhecimento técnico para o emprego qualificado do equipamento em situações operacionais.
A capacitação foi dividida em etapas teóricas e práticas, utilizando tecnologia de ponta para simulação:
Instrução Teórica: Abordagem sobre o funcionamento do equipamento, protocolos de segurança e critérios para a utilização em diferentes tipos de ocorrências.
Simulação em Realidade Virtual: Os participantes utilizaram kits de realidade virtual com óculos imersivos para reproduzir cenários operacionais realistas, como abordagens e negociações, exigindo rápida tomada de decisão.
Prática no Estande: A etapa final envolveu disparos no estande de tiro, permitindo que os policiais vivenciassem a aplicação prática do equipamento e o efeito de imobilização do dispositivo.
O equipamento Taser é um recurso indicado para situações de menor risco ou cenários com múltiplas ameaças, atuando por meio da emissão de pulsos elétricos com corrente de 1,2 miliampere (mA), considerada de baixo risco à vida, que causa incapacitação muscular temporária.
Além disso, o modelo utilizado pela PCPR possui laser verde de alta visibilidade e aviso sonoro/visual antes do disparo, o que pode, por si só, evitar a necessidade do uso da força. O equipamento também conta com tecnologia embarcada que registra e armazena automaticamente todos os usos na nuvem, garantindo transparência e controle operacional.
A capacitação reforça a preparação da PCPR para o Verão Maior Paraná, ampliando os recursos disponíveis aos policiais para um atendimento mais qualificado e seguro de ocorrências durante o período de maior fluxo de pessoas no Litoral.