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Programa "Se Liga!" Utiliza Metodologias Ativas e Conteúdo Local para Fortalecer a Aprendizagem de Alunos no Litoral
Iniciativa da Seed-PR atende cerca de 100 estudantes no Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, focando na recuperação, reforço e aprofundamento de conteúdos essenciais
Por Redação
16 de Dezembro de 2025 às 13:58
O programa "Se Liga! É tempo de aprender mais!", implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) desde 2019, tem promovido uma recuperação de conteúdos diferenciada no Litoral, conectando a aprendizagem à realidade das comunidades insulares. Cerca de 100 alunos do Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, participam das atividades desde outubro.
O objetivo central do programa é fortalecer a aprendizagem dos estudantes da rede estadual que apresentaram defasagens ao longo do ano. As ações ocorrem nas últimas semanas do ano letivo e abrangem alunos do ensino fundamental, médio, profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O "Se Liga!" opera em três eixos complementares para apoiar o avanço dos estudantes:
Recuperação: Destinada a alunos que não atingiram a média, utilizando metodologias ativas, atividades práticas e avaliações diferenciadas para retomar objetivos essenciais.
Reforço: Focado em estudantes com dificuldades pontuais, revisando conteúdos pré-requisitos com propostas desafiadoras e aprendizagem baseada em problemas.
Aprofundamento: Ocorre por meio da monitoria entre pares, onde alunos atuam como tutores, auxiliando colegas com defasagens e vivenciando o papel do professor.
O secretário da Educação, Roni Miranda, enfatizou que o programa visa assegurar que os conteúdos sejam realmente compreendidos, fortalecendo as bases para que os alunos iniciem o próximo ano letivo com mais segurança.
O diretor do Colégio Estadual do Campo Ilha Rasa, Aramis Oilke Barbosa, destacou que as atividades são pensadas para associar os conteúdos programáticos da Seed-PR à vivência dos alunos que residem nas ilhas.
Ciência e Matemática no Mangue: Uma professora levou os alunos ao mangue para tirar caranguejo, integrando a experiência ao estudo de caso em ciências e matemática, como o ecossistema.
Dinâmicas Práticas: A professora de Matemática Cíntia Emíli Lopes da Silva utilizou atividades como o "morto vivo da classificação dos ângulos" e o “mercadinho”, que trabalha o sistema monetário com operações de decimais.
Estudos Interdisciplinares: A atividade “Mapas das comunidades - demarcação de sambaquis” uniu Matemática, Geografia e História, utilizando ferramentas digitais como o GeoGebra e o Google Earth para estudar a importância histórica e ancestral do território de Guaraqueçaba.
Conhecimento Caiçara: Na atividade “Construção de gráficos/tabelas”, os alunos levantaram dados sobre as comunidades das ilhas (moradores, peixes mais pescados e épocas de pesca), organizando as informações em tabelas, gráficos e porcentagens, e depois explicando os resultados em textos de Língua Portuguesa.