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Paraná consolida liderança portuária com concessões estratégicas e modernização de infraestrutura
Com a regularização total das áreas destinadas à exploração privada (PARs) e o leilão do Canal de Acesso, Porto de Paranaguá prepara salto na capacidade operacional e na produtividade
Por Redação
17 de Dezembro de 2025 às 09:20
O Governo do Paraná e a empresa pública Portos do Paraná alcançaram uma marca histórica em dezembro de 2025: a regularização de 100% das áreas portuárias destinadas à exploração privada (denominadas PAR). Aliada à concessão inédita do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá, a iniciativa garantiu um volume de investimentos que alcançará R$ 5,1 bilhões, transformando o cenário da logística e do comércio exterior no estado.
Além dos R$ 5,1 bilhões estipulados em contrato para obras e ampliações, a Portos do Paraná arrecadou R$ 1,3 bilhão em outorgas, recursos que serão reinvestidos na modernização da infraestrutura comum do complexo portuário.
A regularização põe fim a décadas de contratos precários que impediam investimentos e não remuneravam adequadamente a Autoridade Portuária. Entre as principais transformações previstas estão:
Píer em “T”: Um novo corredor de exportação leste, com dois berços de atracação iniciais e esteiras transportadoras de alta velocidade. A capacidade de carregamento subirá de 3 mil para 8 mil toneladas por hora em cada berço.
Píer em “F”: Estrutura que conectará os terminais do novo corredor oeste.
Expansão do Píer de Líquidos: Interligação de todos os terminais que operam granéis líquidos.
Aprofundamento do Canal: Com a concessão ao Consórcio Canal da Galheta Dragagem, o canal de acesso passará de 13,3 metros para 15,5 metros em até cinco anos.
O governador Ratinho Junior destacou que o Paraná é a primeira autoridade portuária do país a realizar seus próprios leilões e a leiloar o canal de acesso, refletindo o recorde de mais de 70 milhões de toneladas movimentadas em 2025.
Impacto na Capacidade dos Navios
O aumento do calado operacional para 15,5 metros permitirá um salto produtivo sem precedentes:
Granéis Sólidos: Navios graneleiros poderão carregar até 125 mil toneladas (atualmente a média é de 78 mil).
Contêineres: Capacidade adicional de mil contêineres por navio, permitindo a operação plena de embarcações do tipo New Panamax com até 14 mil TEUs.
Redução de Custos: O leilão do canal garantiu um desconto de 12,63% na tarifa paga pelos navios, tornando o porto mais competitivo.