A Prefeitura de Paranaguá promoveu, na terça-feira (27), uma audiência pública para tratar do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) Corretivo da unidade de fertilizantes da Louis Dreyfus Company (LDC), instalada na região da Avenida Ayrton Senna, na área retroportuária do município. O objetivo foi detalhar a proposta de modernização do empreendimento, as medidas para reduzir impactos no entorno e as responsabilidades assumidas pela empresa diante da comunidade.
O encontro aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e reuniu representantes do poder público municipal, equipe técnica, empresa e moradores da região.
A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, explicou que o EIV Corretivo é aplicado a empreendimentos anteriores à legislação municipal de 2015, com a missão de ajustar impactos e formalizar compromissos entre empresa, prefeitura e população.
Representando a empresa, o diretor de Operações da LDC, Luis Francisco de Campos, contextualizou a atuação da companhia, que tem mais de um século de história no cenário internacional e cerca de cinco décadas de atuação no Paraná. Ele explicou que o projeto prevê a troca de armazéns de lona por estruturas em alvenaria, o que melhora o uso do espaço e traz mais robustez e eficiência à operação, sem ampliar maquinário ou criar nova capacidade de produção.
No campo social, a empresa assumiu o compromisso de priorizar trabalhadores locais durante o período de obras, estimado em cerca de 12 meses, como forma de estimular a economia de Paranaguá. Durante a audiência, moradores puderam fazer perguntas e manifestar preocupações, especialmente sobre possíveis desapropriações.
Ao encerrar o encontro, a secretária Vânia Foes reforçou que a solução definitiva para problemas como a poeira nas marginais da BR-277 depende das obras previstas no contrato de concessão da rodovia. Ela lembrou que, por se tratar de via federal, cabe à concessionária EPR Litoral Pioneiro executar pavimentação e melhorias estruturais.