Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Guarda Municipal de Paranaguá promove primeiro simpósio focado na prevenção do uso de drogas
Imagem: Prefeitura de Paranaguá
Guarda Municipal de Paranaguá promove primeiro simpósio focado na prevenção do uso de drogas
Evento no SEST SENAT integra a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e reúne especialistas para fortalecer rede de proteção à juventude
Por Redação
22 de Junho de 2026 às 17:11
Com o objetivo de colocar o debate preventivo no centro das ações de segurança pública, a Guarda Civil Municipal de Paranaguá realizou, nesta segunda-feira (22), o seu 1º Simpósio de Prevenção às Drogas. Sediado no auditório do SEST SENAT, o encontro faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e antecipa as reflexões pelo Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado globalmente em 26 de junho.
O simpósio reuniu profissionais da área da saúde mental, segurança, representantes institucionais e os novos alunos em formação para o provimento de cargos na Guarda Municipal. O foco principal da mobilização foi estruturar canais de diálogo, compartilhar ferramentas técnicas de conscientização e alinhar estratégias para blindar crianças, adolescentes e famílias contra a dependência química.
Lideranças e autoridades do município reiteraram que o combate às drogas passa prioritariamente pelo acolhimento e pela informação:
Segurança com acolhimento: O secretário de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, defendeu que o investimento em políticas preventivas é a ferramenta mais eficaz para evitar a entrada de jovens na criminalidade.
Gestão estratégica: Representando o prefeito Adriano Ramos, o secretário municipal de Administração, Calney Martins Gerhardt Pereira, apontou que dar suporte financeiro e logístico a esses projetos otimiza os recursos públicos, já que o cuidado precoce evita impactos sociais e de saúde mais graves no futuro.
Realização institucional: Rosimeire Correia da Silva, gestora do Departamento de Prevenção às Drogas da Guarda Municipal, expressou que ver a corporação atuando ativamente na formação cidadã da juventude — e não apenas na repressão — consolida um marco histórico para a segurança local. A visão foi endossada por Marília Gabrini, técnica de Promoção Social do SEST SENAT, que ressaltou a importância das parcerias comunitárias.
A grade de programação do evento contou com abordagens multidisciplinares para analisar o fenômeno do vício sob diferentes aspectos:
Abordagem clínica: O psicólogo Wilson José abriu o ciclo de palestras conceituando a saúde sob o tripé do bem-estar biológico, psíquico e social, detalhando os gatilhos emocionais e biológicos que dão início à dependência química.
Perspectiva de acolhimento: Os guardas civis municipais Moabe Santana Siqueira (bacharel em Teologia e capelão) e Josias Delfino Alves conduziram o painel "Uma Esperança Contra o Vício", debatendo o papel do suporte espiritual e do acolhimento na recuperação de indivíduos.
Testemunho prático: O encerramento do simpósio foi marcado pelo relato de Thiago Luiz Belo, ex-dependente químico que compartilhou sua trajetória de superação, destacando os desafios do tratamento, a importância do fim do estigma social e a necessidade de a sociedade oferecer reais oportunidades de recomeço.
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Consentimento de Cookies
Usamos cookies essenciais para o funcionamento do site e cookies não essenciais para análise e melhorias. Você pode aceitar ou recusar o uso de cookies não essenciais.