Promoções
Notícias
Notícias
AntoninaEsportesGeralGuaraqueçabaGuaratubaLitoralMatinhosMorretesParanáParanaguá Pontal do ParanáPortosSaúde Segurança Setor policial Trânsito
ProgramaçãoAnuncie
07:34
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →9º BPM realiza troca de comando e reforça atuação da Polícia Militar no Litoral do Paraná
Imagem: Prefeitura de Paranaguá

9º BPM realiza troca de comando e reforça atuação da Polícia Militar no Litoral do Paraná

Cerimônia em Paranaguá marcou a passagem do comando do Batalhão Costeiro para o tenente-coronel Martendal

Por Redação
10 de Setembro de 2026 às 17:10

O 9.º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Batalhão Costeiro, realizou na manhã desta quinta-feira (10), em Paranaguá, a cerimônia oficial de troca de comando da unidade. O evento aconteceu no auditório do SEST SENAT, no bairro Parque São João.

Durante a solenidade, o Tenente-Coronel QOEM PM Willians Taurino Moreira deixou o comando do 9.º BPM, que passou a ser assumido pelo Tenente-Coronel QOEM PM Adilson Martendal de Oliveira Santos.

A cerimônia foi conduzida pelo comandante do 6.º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Alessandro Galeski, e reuniu autoridades civis e militares, além de oficiais, praças, familiares e convidados.

Entre os presentes estavam o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, secretários municipais e representantes dos sete municípios atendidos pelo Batalhão Costeiro: Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

Também participaram representantes da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, reforçando a integração entre as forças que atuam na segurança pública do Litoral do Paraná.

O 9.º BPM conta atualmente com cinco companhias e dois pelotões especializados, a ROTAM e a Patrulha Costeira. A unidade possui atuação estratégica em uma região que reúne municípios do litoral paranaense e diferentes demandas relacionadas à segurança da população.

Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Ramos agradeceu ao tenente-coronel Taurino pelo trabalho realizado durante o período em que esteve à frente do batalhão e desejou sucesso ao novo comandante.

“Uma troca de comando de uma instituição tão honrada quanto a Polícia Militar do Estado do Paraná significa a continuidade de um trabalho, de uma missão que é servir e cuidar das pessoas”, afirmou.

O prefeito também reconheceu a atuação de Taurino durante sua gestão.

“Essa missão foi muito bem conduzida nesse período pelo coronel Taurino e, por isso, coronel, eu quero hoje fazer um agradecimento especial ao seu trabalho, à sua dedicação durante esse período que ficou à frente do batalhão. Comandar um batalhão exige capacidade, compromisso e muito equilíbrio”, declarou Adriano Ramos.

Ao novo comandante, o prefeito afirmou que a Prefeitura de Paranaguá continuará disponível para fortalecer a parceria com a Polícia Militar.

“Ao novo comandante, coronel Martendal, eu quero desejar sucesso nessa caminhada e dizer que a Prefeitura de Paranaguá está pronta e à sua disposição para quando houver a necessidade. Sinta-se em casa, sinta-se acolhido por nós, por Paranaguá”, afirmou.

Adriano Ramos também aproveitou a cerimônia para agradecer aos profissionais das forças de segurança pelo trabalho realizado diariamente.

“Homens e mulheres que têm suas missões todos os dias, que deixam as suas casas e muitas vezes não sabem o que vai acontecer nas ruas, não sabem se retornarão para suas famílias. Muito obrigado pelo trabalho de vocês”, disse.

Ao deixar o comando, o Tenente-Coronel Willians Taurino Moreira fez um balanço de sua passagem pelo Batalhão Costeiro. Ele destacou o planejamento operacional e a atuação conjunta entre analistas, oficiais e praças para direcionar as ações de combate à criminalidade.

“Assim que eu cheguei, a nossa experiência na Polícia Militar, que aproximadamente aí, 30 anos já de casa, agora passando disso, já chegando próximo aos 33 anos de Polícia, nos deu um preparo muito bom para que a gente identificasse qual seria o ponto importante para a gente atingir e combater a criminalidade”, relatou.

Segundo Taurino, o trabalho desenvolvido pelas equipes permitiu direcionar as ações de maneira mais específica.

“Reunimos nossas equipes de analista, nossas equipes de oficiais, praças, e a partir daí começamos a fazer um trabalho cirúrgico, o que demonstrou uma redução considerável no índice de criminalidade”, afirmou.

O ex-comandante também falou sobre seu sucessor e destacou a experiência profissional de Martendal.

“Ele é uma pessoa que eu conheço há bastante tempo. É um oficial sério e trabalhador, então eu tenho certeza que ele vai dar continuidade e vai deixar a unidade melhor do que está pegando”, afirmou.

Em seu discurso de despedida, Taurino afirmou que encerra um ciclo marcado por desafios, decisões, conquistas e aprendizados durante sua passagem pelo 9.º BPM.

“Hoje, estamos encerrando um ciclo. Um ciclo de trabalho, de desafios, de decisões, conquistas, dificuldades superadas e, acima de tudo, de muito aprendizado”, declarou.

O oficial também ressaltou que a segurança pública depende da integração entre diferentes instituições e forças de segurança.

“Aqui, aprendemos que a segurança pública não se faz de maneira isolada. Segurança pública se faz com união, integração, confiança e propósito. E foi exatamente essa integração que nos permitiu avançar”, disse.

Taurino agradeceu ao comando-geral da Polícia Militar e ao secretário de Segurança Pública pelo apoio recebido durante o período em que esteve à frente da unidade.

Segundo o ex-comandante, assumir o Batalhão Costeiro representou uma responsabilidade que vai além do atendimento de ocorrências.

“Receber o comando do 9.º Batalhão significava assumir uma unidade tradicional, estratégica e diferenciada da Polícia Militar. Uma unidade cuja responsabilidade vai muito além de simplesmente atender ocorrências, muito além de ser um batalhão de temporada de verão”, afirmou.

Ele também destacou a importância do trabalho realizado pelos policiais que atuam diretamente nas ruas, nas ocorrências, na área de inteligência e nos setores administrativos.

“Nenhum comandante realiza nada sozinho. Nenhuma estatística melhora pela vontade de uma única pessoa. E nenhum resultado operacional é fruto apenas de uma sala de comando”, ressaltou.

Para Taurino, os resultados alcançados pela unidade são consequência do trabalho coletivo dos profissionais que integram o batalhão.

“Uma grande unidade não é construída apenas por um grande comandante. Ela é construída por grandes homens e mulheres trabalhando juntos com o mesmo norte”, declarou.

Durante sua despedida, o ex-comandante também agradeceu ao prefeito Adriano Ramos pela parceria mantida entre o município e a Polícia Militar.

“Prefeito, sua presença, sua humildade e sua forma amiga de tratar as questões de segurança pública fizeram a diferença”, afirmou.

Taurino reforçou ainda que a atuação conjunta entre as instituições tem impacto direto na proteção da população.

“Quando as instituições caminham juntas, quem ganha é a população”, destacou.

O comandante do Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Tenente-Coronel Fabrício Frazatto dos Santos, também participou da cerimônia e falou sobre a passagem de comando.

“É um momento importante, com certeza, para a Polícia Militar de todo o litoral do Estado, na passagem do coronel Taurino. Nós tivemos um grande comandante aqui, um período relativamente curto, mas muito intenso”, afirmou.

Frazatto também destacou os resultados obtidos durante a gestão de Taurino e agradeceu pela parceria entre as instituições.

“Nós tivemos uma melhora em todos os índices. Por parte do Corpo de Bombeiros, agradecer ao coronel Taurino pela disponibilidade dele em relação ao comando, ao trabalho e à população do Paraná, e parabenizar e desejar um bom comando para o coronel Martendal”, declarou.

O comandante do Batalhão Marítimo ainda colocou a unidade à disposição do novo comandante do 9.º BPM.

“O coronel Martendal está vindo de Curitiba, é um oficial que também conhece o litoral do Estado, tem todo o apoio do comando da Polícia e, por parte do Corpo de Bombeiros, da mesma forma”, afirmou.

Com a troca de comando, o Tenente-Coronel QOEM PM Adilson Martendal de Oliveira Santos assume oficialmente a liderança do 9.º BPM e passa a comandar o policiamento nos municípios atendidos pelo Batalhão Costeiro.

Antes de deixar a unidade, Taurino deixou uma mensagem ao novo comandante sobre a importância da proximidade com os policiais.

“Conheça seus homens, ouça seus policiais, valorize seus oficiais e confie na sua tropa. E nunca se esqueça que por trás do uniforme existe uma história, uma família e um ser humano”, afirmou.

O ex-comandante encerrou sua passagem pelo 9.º BPM agradecendo aos policiais, familiares, autoridades e instituições que fizeram parte de sua trajetória na unidade.

“Eu saio dessa unidade, mas uma parte minha permanece aqui. Nas histórias que vivemos, nas missões que realizamos, nas decisões difíceis que tomamos, nas conquistas, nos momentos de tensão e também nas comemorações”, declarou.

Taurino finalizou o discurso destacando a importância do apoio recebido ao longo do período em que esteve no comando.

“Termino como comecei agradecendo a Deus pela proteção e pela sabedoria, a minha família pelo apoio incondicional, aos meus superiores pela confiança, às autoridades pela parceria, aos amigos pela lealdade e a cada policial do nono batalhão pela dedicação. Se chegamos aqui, foi porque caminhamos juntos.”


Veja mais

Paranaguá
1.
Festa de São Francisco das Chagas reúne fiéis em Paranaguá
Antonina
2.
Antonina recebe caminhonete para reforçar prevenção e resposta a desastres
Guaraqueçaba
3.
Projeto Caixa Itinerante transforma retalhos em histórias nas escolas de Guaraqueçaba
Saúde
4.
Paranaguá amplia atendimento e reduz tempo de espera na rede municipal de saúde
Morretes
5.
Morretes tem melhor desempenho do Litoral no Programa Saúde na Escola
© 2026, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!

Consentimento de Cookies

Usamos cookies essenciais para o funcionamento do site e cookies não essenciais para análise e melhorias. Você pode aceitar ou recusar o uso de cookies não essenciais.

Política de Privacidade