Estudantes de cinco escolas municipais do campo participaram, na manhã desta quarta-feira (21), de uma vivência cultural na Associação Mandicuera, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A atividade apresentou tradições caiçaras e integrou o Programa Turismo na Escola, que aproxima crianças da história e da cultura do município.
Participaram alunos das escolas municipais José Chemure, Eufrasina, Professora Eulália Maria da Silva, Antônio Fontes e Cipriano Librano Ramos. Durante a programação, os estudantes conheceram a musicalidade e a dança do Fandango, participaram de atividades sobre o Boi de Mamão e aprenderam sobre o preparo do Barreado, prato típico do Litoral paranaense.
O secretário municipal de Educação e Ensino Integral, Thiago Casas Nascimento, destacou que o programa busca fortalecer o sentimento de pertencimento entre as crianças.
“É um dia de muita alegria, porque finalizamos essa rota do conhecimento. Criamos, na Secretaria Municipal de Educação, um departamento voltado ao Turismo na Escola para trabalhar o pertencimento das nossas crianças. Queremos que elas conheçam, amem e valorizem a nossa cidade e a nossa história, e que também possam transmitir esse conhecimento às pessoas que visitam Paranaguá”, afirmou.
Segundo a supervisora pedagógica de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Dayanny Feitoza, a iniciativa priorizou escolas de regiões de difícil acesso, como colônias, ilhas pesqueiras e Ilha do Mel, onde os estudantes têm menos oportunidades de participar de visitas pedagógicas.
A programação também faz parte da preparação dos alunos para apresentações do Boi de Mamão na Festa do Fandango, marcada para 29 de outubro. A vivência na Associação Mandicuera encerrou o cronograma de atividades do programa com as escolas participantes.
A coordenadora de projetos Mariana Zanette ressaltou a importância de aproximar as crianças das brincadeiras e manifestações culturais tradicionais, incluindo atividades de construção dos bonecos do Boi de Mamão e experiências com música e dança.
Para a estudante Anelise Vitória de Lima Souza, de 9 anos, da Escola Municipal Eulália Maria da Silva e moradora da Ilha do Teixeira, a experiência foi uma oportunidade de aprender e se divertir. “Achei bem legal estar aqui. Aprendi a dançar e me diverti bastante”, contou.