Ponte de Guaratuba terá tráfego liberado no domingo, às 13h
Circulação de veículos começa após programação esportiva e inauguração oficial
Por Redação · 2 min de leitura
A abertura simbólica para os veículos será conduzida pelo governador, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual e de agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, responsáveis pelo controle do fluxo na região. Até o início da operação da ponte, a travessia na Baía de Guaratuba segue normalmente por ferry boat. Mesmo após a liberação, o serviço de balsa continuará disponível por um período, já em fase de desmobilização.
Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de circulação, faixas de segurança em cada sentido, calçadas com ciclovia e guarda-corpos. Considerando os acessos pela PR-412, o trecho completo chega a aproximadamente 3 quilômetros. A velocidade máxima estabelecida é de 60 km/h, mas, no início da operação, a orientação é para que os motoristas trafeguem mais devagar.
Esperada há mais de quatro décadas, a obra liga Guaratuba a Matinhos, reduz o tempo de travessia e oferece alternativa às variações do serviço de ferry boat na baía. O investimento do governo estadual supera R$ 400 milhões, com execução a cargo de um consórcio responsável pelas obras.