Com a nova ponte, Guaratuba se destaca no mercado imobiliário de alto padrão
Entre as mudanças, a construção da tão aguardada Ponte de Guaratuba tem sido o principal motor do boom imobiliário na cidade e em seu entorno.
Por João Ricardo
09 de Janeiro de 2025 às 11:58
O litoral paranaense vive um momento importante de transformação, impulsionado por investimentos em infraestrutura e planejamento urbano. Entre as mudanças, a construção da tão aguardada Ponte de Guaratuba tem sido o principal motor do boom imobiliário na cidade e em seu entorno. A obra, que ultrapassou 32% de execução, promete revolucionar a mobilidade entre as regiões do Paraná e Santa Catarina, com previsão de entrega em abril de 2026.
Segundo a presidente da Associação de Corretores de Imóveis de Guaratuba (Associg), Vânia Grossi, a procura por imóveis cresceu significativamente desde o anúncio da construção da ponte e teve um boom entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Segundo a presidente da Associação de Corretores de Imóveis de Guaratuba (Associg), Vânia Grossi, a procura por imóveis cresceu significativamente desde o anúncio da construção da ponte e teve um boom entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
“O aumento na procura por imóveis foi de cerca de 35% em comparação com a temporada de verão do ano passado, e não se limitou apenas ao mercado imobiliário. O comércio local também está mais aquecido. Além disso, percebemos uma união inédita entre as cidades do litoral paranaense, que agora atuam como um único setor integrado”, explica.
Esse novo cenário é evidenciado pelos números: o total de edifícios em Guaratuba com quatro pavimentos ou mais cresceu 16%, saltando de 163, em 2020, para 190 em 2024. Além disso, a Associg aponta que o mercado de alto padrão já registra crescimento de 40%, mais que o dobro dos imóveis de padrão médio, que cresceram 15% no mesmo período.
Os lançamentos mais recentes em Guaratuba são voltados a um público que busca imóveis de alto valor agregado, com preços que variam entre R$ 1,5 milhão e R$ 6 milhões. Edifícios com design contemporâneo, áreas de lazer completas e vista privilegiada para o mar ou a Baía de Guaratuba estão entre os mais procurados.
SETOR HOTELEIRO – A nova infraestrutura da cidade está alimentando o turismo, impactando positivamente o setor hoteleiro. De acordo com o gerente de hotel Simon Velo, a procura por hospedagens premium disparou.
"Desde o início das obras da ponte estamos vendo uma ocupação mais constante, inclusive fora da alta temporada. Há uma demanda crescente por turistas que buscam lazer, mas também por investidores que desejam conhecer o mercado local", afirma.
INVESTIMENTOS – Além da ponte, outros investimentos do Governo do Paraná vêm fortalecendo o litoral como destino turístico e como opção de moradia. A duplicação de trechos da PR-412, a revitalização da Orla de Matinhos, e os projetos de engorda da faixa de areia em Pontal do Paraná e Guaratuba somam-se ao maior volume de recursos já destinados à região.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Gabriel Rosa/AEN
Jornalismo Litoral Sul O que Você Precisa Saber