Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá → Paranaguá recebe o programa Justiça nos Bairros com apoio da Polícia civil do Paraná
Paranaguá recebe o programa Justiça nos Bairros com apoio da Polícia civil do Paraná
A ação é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até três salários mínimos, e oferece serviços jurídicos e emissão de documentos essenciais.
Por João Ricardo
23 de Abril de 2025 às 09:22
Entre os dias 24 e 26 de abril, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realiza a edição do programa PCPR na Comunidade em Paranaguá, no Litoral do Estado. A iniciativa acontece no Sesc Paranaguá, localizado na Rua Domingos Peneda, nº 947, bairro Estradinha, das 9h às 17h.
Programa Justiça nos Bairros
O programa Justiça no Bairro, iniciativa de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), realizará atendimentos gratuitos em Paranaguá entre os dias 24 e 26 de abril. A ação é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar de até três salários mínimos, e oferece serviços jurídicos e emissão de documentos essenciais.
De acordo com o Sesc Paranaguá, os atendimentos serão realizados mediante agendamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência dos interessados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia do evento, também haverá agendamentos presenciais, conforme a disponibilidade de vagas.
Programação do evento em Paranaguá
Quinta-feira, 24 de abril: Emissão de 1.ª e 2.ª via do Registro Geral (RG).
Sexta-feira, 25, e sábado, 26 de abril: Emissão de RG e atendimentos jurídicos da Vara da Família, contemplando casos de divórcio consensual, reconhecimento de paternidade, regularização de pensão alimentícia, retificação de documentos, curatela, entre outros.
Para a emissão do RG, é necessário apresentar:
Solteiros: Certidão de Nascimento;
Casados e viúvos: Certidão de Casamento;
Divorciados: Certidão de Casamento com averbação de divórcio.
O projeto, idealizado pela desembargadora Joeci Camargo, é realizado em parceria com o Sesc Paraná e as prefeituras locais.
Casamento coletivo em Curitiba
Além dos atendimentos em Paranaguá, o programa realizará a 5.ª edição do Casamento Coletivo, no dia 18 de maio de 2025, na Arena da Baixada, em Curitiba. A ação tem como objetivo promover cidadania e inclusão social, possibilitando que casais oficializem gratuitamente sua união civil.
As inscrições estão abertas para casais de todo o Estado e devem ser realizadas até o dia 10 de maio, diretamente no CRAS ou no Cartório de Registro Civil mais próximo. Para participar, é necessário apresentar:
Documento de identidade (RG);
Certidão de nascimento ou certidão de casamento com averbação de divórcio;
Comprovante de residência;
Declaração de renda de até três salários mínimos por casal.
O Casamento Coletivo é promovido em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Além dos atendimentos, o público poderá acompanhar demonstrações do trabalho da perícia papiloscópica — que realiza a coleta de impressões digitais em locais de crime — e visitar exposições de materiais táticos utilizados pela corporação em operações policiais.
O evento também contará com atividades lúdicas voltadas ao público infantil, distribuição de materiais informativos e orientações sobre os serviços prestados pela PCPR.
A ação em Paranaguá é promovida em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), e tem como objetivo aproximar a instituição da população, oferecendo um atendimento mais humanizado e eficiente.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias/ TJPR