Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
09:13
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Ratinho Junior quer autonomia dos estados para aumentar tempo de prisão de criminosos

Ratinho Junior quer autonomia dos estados para aumentar tempo de prisão de criminosos

Uma emenda constitucional pode mudar as regras.

Por João Ricardo
07 de Maio de 2025 às 10:18

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, defendeu nesta terça-feira (6), durante palestra na sede do Secovi, em São Paulo, que os estados brasileiros passem a ter autonomia para criar suas próprias legislações penais. A proposta, segundo ele, teria como objetivo acelerar a resposta do poder público à criminalidade e permitir punições mais severas e adequadas à realidade de cada região.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece que a legislação penal é de competência exclusiva da União. Ratinho Junior sugere uma emenda constitucional que transforme essa competência em concorrente, nos moldes do que já ocorre em áreas como o meio ambiente e programas habitacionais.

“A sociedade não aguenta mais ver bandido ser tratado como anjinho. O cidadão de bem não pode mais viver trancado em casa. É uma inversão da lógica. Estados precisam ter autonomia para endurecer as penas”, declarou o governador. Para ele, a descentralização da legislação penal permitiria respostas mais rápidas e eficazes às dinâmicas regionais do crime.

Na prática, a União continuaria responsável pela definição de normas gerais, enquanto os estados poderiam estabelecer penalizações específicas conforme suas realidades. Um exemplo citado por Ratinho Junior seria a possibilidade de um estado qualificar o roubo de celular, considerando o impacto que esse tipo de crime tem na vida dos cidadãos, especialmente diante do acesso a dados bancários e de saúde pelos dispositivos.

“Com uma medida simples resolvemos rapidamente a violência no Brasil. Eu faria uma emenda na Constituição delegando aos estados a competência para fazer a sua legislação penal”, reforçou.

Ratinho Junior afirmou que a proposta teria amplo apoio popular e político, principalmente em temas sensíveis como homicídios e feminicídios. 

“Tenho certeza que se eu mandar um projeto para a Assembleia do Paraná falando que um criminoso que matou um trabalhador vai ficar 40 anos preso, ela aprova. A mesma coisa com casos de feminicídio, falando que um homem que mata a mulher tem que ficar 30 anos na cadeia, ela aprova.”

Segundo ele, a proposta surgiu a partir de conversas com juristas e especialistas em segurança pública, e busca combater a impunidade, que considera um dos principais problemas do sistema penal brasileiro. 

“As polícias prendem, o problema do Brasil está na punição, que é branda. O crime muda muito rápido, e sem uma decisão regional rápida, ficamos discutindo teses que não resolvem a situação na prática.”

Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias 
Foto: Jonathan Campos/AEN

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Prefeitura de Antonina realiza obra de manilhamento na Estrada do Saivá
Setor policial
2.
Homem é brutalmente assassinado com facadas no pescoço em Paranaguá
NOTÍCIAS
3.
Almoço Beneficente do Dia das Mães em Morretes une gastronomia e solidariedade
NOTÍCIAS
4.
Projeto “Alimentação Saudável” incentiva bons hábitos alimentares nas escolas rurais de Morretes
Setor policial
5.
Fatalidade em Clínica de Ozonioterapia: Empresário Sofre Parada Cardíaca durante Procedimento
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!