Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
23:00
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Ave marinha rara passou por tratamento clínico e foi solta em Pontal do Sul.

Ave marinha rara passou por tratamento clínico e foi solta em Pontal do Sul.

Mandrião-antártico volta à natureza após cuidados em Pontal do Paraná!!

Por João Ricardo
12 de Maio de 2025 às 20:56

Pela primeira vez em quase dez anos, um mandrião-antártico (Stercorarius antarcticus) foi reabilitado e devolvido à natureza no litoral do Paraná. A ação foi conduzida pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A soltura aconteceu no dia 2 de maio, em Pontal do Sul, próximo ao local onde a ave havia sido encontrada debilitada.


O animal foi resgatado em 5 de abril durante uma atividade de campo do PMP-BS. Na ocasião, apresentava sinais de debilidade e dificuldades respiratórias. Encaminhado ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CReD/LEC-UFPR), o mandrião passou por exames clínicos e laboratoriais, que diagnosticaram um quadro de pneumonia.


O tratamento incluiu administração de medicamentos, sessões de nebulização e hidroterapia – esta última utilizada tanto para recuperação respiratória quanto para estímulo ao movimento. Durante o processo, a ave permaneceu em isolamento até a conclusão dos testes para doenças, que apresentaram resultado negativo.


Após sua recuperação, o mandrião-antártico recebeu uma anilha de identificação individual, permitindo o monitoramento futuro da espécie em caso de novo avistamento. A soltura foi acompanhada pela equipe técnica do projeto e registrada em imagens.


O registro e reabilitação do mandrião-antártico se somam aos dados acumulados pelo PMP-BS ao longo de quase uma década de atuação no litoral paranaense. O projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal e, no estado do Paraná, é executado pela equipe do LEC-UFPR.


Mais informações sobre o trabalho do laboratório podem ser acessadas no perfil @lecufpr ou no site www.lecufpr.net.



Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Prefeitura de Pontal do Paraná 
Fotos: Ana Cláudia Nunes e Edgar Fernandez / LEC-UFPR


Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

Setor policial
1.
Homem é brutalmente assassinado com facadas no pescoço em Paranaguá
NOTÍCIAS
2.
Morretes participa de Encontro de Cultura de Paz e Capacitação Regional
NOTÍCIAS
3.
Antonina promove roda de conversa para fortalecer parceria entre famílias e escolas
NOTÍCIAS
4.
Secretaria de Assistência Social celebra o Dia das Mães com homenagens às famílias e ao Grupo da Melhor Idade
NOTÍCIAS
5.
Arquivo Histórico de Antonina abre as portas à comunidade para resgate da memória local
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!