Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Ave marinha rara passou por tratamento clínico e foi solta em Pontal do Sul.
Ave marinha rara passou por tratamento clínico e foi solta em Pontal do Sul.
Mandrião-antártico volta à natureza após cuidados em Pontal do Paraná!!
Por João Ricardo
12 de Maio de 2025 às 20:56
Pela primeira vez em quase dez anos, um mandrião-antártico (Stercorarius antarcticus) foi reabilitado e devolvido à natureza no litoral do Paraná. A ação foi conduzida pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A soltura aconteceu no dia 2 de maio, em Pontal do Sul, próximo ao local onde a ave havia sido encontrada debilitada.
O animal foi resgatado em 5 de abril durante uma atividade de campo do PMP-BS. Na ocasião, apresentava sinais de debilidade e dificuldades respiratórias. Encaminhado ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CReD/LEC-UFPR), o mandrião passou por exames clínicos e laboratoriais, que diagnosticaram um quadro de pneumonia.
O tratamento incluiu administração de medicamentos, sessões de nebulização e hidroterapia – esta última utilizada tanto para recuperação respiratória quanto para estímulo ao movimento. Durante o processo, a ave permaneceu em isolamento até a conclusão dos testes para doenças, que apresentaram resultado negativo.
Após sua recuperação, o mandrião-antártico recebeu uma anilha de identificação individual, permitindo o monitoramento futuro da espécie em caso de novo avistamento. A soltura foi acompanhada pela equipe técnica do projeto e registrada em imagens.
O registro e reabilitação do mandrião-antártico se somam aos dados acumulados pelo PMP-BS ao longo de quase uma década de atuação no litoral paranaense. O projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal e, no estado do Paraná, é executado pela equipe do LEC-UFPR.
Mais informações sobre o trabalho do laboratório podem ser acessadas no perfil @lecufpr ou no site www.lecufpr.net.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Prefeitura de Pontal do Paraná
Fotos: Ana Cláudia Nunes e Edgar Fernandez / LEC-UFPR