Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→RISCO À SAÚDE: Sanepar Alerta que Água Parada em Caixa-d'água Suja no Litoral Pode Estar Contaminada
RISCO À SAÚDE: Sanepar Alerta que Água Parada em Caixa-d'água Suja no Litoral Pode Estar Contaminada
Análises de laboratório em casas de veraneio comprovaram o risco de contaminação por bactérias quando o reservatório não é limpo. A Companhia orienta que a limpeza deve ser feita a cada seis meses, ou antes, em imóveis de temporada
Por Redação
19 de Novembro de 2025 às 09:54
Com a proximidade da alta temporada, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta crucial para os proprietários de casas de veraneio no Litoral: a água da caixa-d'água pode estar contaminada se o reservatório não foi limpo e ficou sem uso por meses.
A Sanepar garante a qualidade da água que chega ao hidrômetro do imóvel. Contudo, a partir desse ponto, a responsabilidade pela potabilidade é do consumidor, que deve garantir a limpeza e a manutenção das instalações internas.
Análises Comprovam o Perigo
Para comprovar a necessidade da manutenção, a Sanepar realizou análises em três imóveis no Litoral. Os resultados confirmaram o alerta:
A amostra da casa que estava fechada e com o reservatório sujo apresentou contaminação por coliformes totais. De acordo com a bióloga Audrei Margarida Basso Osinski, isso acontece porque, com a água parada, o cloro residual evapora, favorecendo o surgimento de bactérias.
"A água da Sanepar sempre vai vir com o residual de cloro para impedir o aparecimento das bactérias. Limpando a caixa-d'água a cada 6 meses vai garantir que não se construa esse biofilme", explica a coordenadora do laboratório da Sanepar.
O consumo de água contaminada pode causar diarreia, dor de estômago e vômito, com riscos maiores para crianças e idosos.
Orientação e Limpeza para Casas de Temporada
Para casas de temporada, a Sanepar recomenda que a limpeza seja feita mesmo antes do prazo de seis meses, já que a água fica parada por longos períodos, evaporando o cloro residual.
Recomendações da Sanepar:
Limpeza Periódica: Limpe a caixa-d'água a cada seis meses.
Descarte da Água Parada: Em casas de temporada, use a água antiga do reservatório apenas para limpeza da residência, quintal ou lavagem de roupas.
Higienização: Use apenas panos limpos, esponja ou escova nova e água sanitária. Não use sabão ou detergente, que podem deixar resíduos prejudiciais.
A Sanepar reforça que o feriado da Consciência Negra (20 de novembro) é uma excelente oportunidade para realizar a manutenção e garantir que a água esteja segura para beber e cozinhar ao longo da temporada de verão.