Encontro com CEO e Diretoria da CMPort Visa Novos Investimentos para o Terminal de Contêineres de Paranaguá
Portos do Paraná e CMPort firmam carta de intenções para expansão do Terminal de Contêineres de Paranaguá e modernização do Porto, com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade.
Por Henrique Matos
06 de Novembro de 2024 às 16:02
A empresa pública Portos do Paraná assinou uma carta de intenções com representantes da China Merchants Port Holdings (CMPort), uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres e acionista do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). A assinatura ocorreu na segunda-feira (04), em Shenzhen, na China, e contou com a presença do Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, do Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
"O CEO da CMPort, Xu Song, agradeceu pela agenda e pelo apoio contínuo do governo brasileiro, especialmente da Portos do Paraná e da Secretaria Nacional de Portos, no acompanhamento dos projetos do grupo no Brasil. Eles demonstraram grande interesse em expandir suas operações no nosso país", afirmou Alex Ávila.
"O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a receber investimentos da CMPort, em 2018. Anos depois, a empresa continua aplicando recursos no estado, o que reforça a credibilidade e a importância do Paraná para um dos maiores grupos econômicos do mundo. Esta assinatura representa mais uma etapa de investimentos em infraestrutura no TCP, com o objetivo de aumentar a capacidade do terminal e manter a excelência internacional dos serviços prestados", destacou Luiz Fernando Garcia.
O documento assinado visa à promoção conjunta de iniciativas comerciais, à construção de portos verdes e inteligentes, à aplicação de novas tecnologias, ao intercâmbio de pessoal para troca de experiências e à cooperação técnica nas áreas de ESG (ambiental, social e governança).
"Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas, e esta assinatura é um marco nas relações bilaterais, promovendo o crescimento comercial e o fortalecimento dos laços entre os dois países. O acordo tem grande potencial para gerar riqueza sustentável e impulsionar o desenvolvimento econômico no Paraná", afirmou Sandro Alex.
A próxima etapa do acordo de cooperação será a definição de um plano de trabalho para a implementação da carta de intenções. "Discutimos as oportunidades nas novas concessões, como o canal de acesso e os leilões, que ocorrerão até o final de 2025. A expansão das operações e a modernização do Porto de Paranaguá também fazem parte desse processo", explicou Garcia.
Desde 2019, a Portos do Paraná já realizou cinco leilões, que resultaram em investimentos de cerca de R$ 4 bilhões para melhorias no Porto de Paranaguá. O Paraná foi o primeiro estado a obter autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas nos portos organizados. Nos próximos anos, ocorrerão três leilões adicionais para áreas portuárias do estado: PAR 14, 15 e 25. Juntos, esses leilões atrairão mais de R$ 2 bilhões em investimentos.
Outro ponto importante é a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, um projeto pioneiro no país, que envolverá a ampliação, manutenção e exploração do acesso aquaviário por um período de 25 anos.
Visita Técnica
O grupo de brasileiros também realizou uma visita técnica a Shenzhen e participará de uma reunião em Pequim, onde serão recebidos por representantes do Ministério dos Transportes da China e da China Merchant Group (CMG)/CMPort. Além disso, o grupo visitará os terminais portuários mais relevantes da China, incluindo os de Xangai.
Foto: Assessoria CMPort
O grupo de brasileiros também realizou uma visita técnica a Shenzhen e participará de uma reunião em Pequim, onde serão recebidos por representantes do Ministério dos Transportes da China e da China Merchant Group (CMG)/CMPort. Além disso, o grupo visitará os terminais portuários mais relevantes da China, incluindo os de Xangai.
Foto: Assessoria CMPort