Portos do Paraná Destaca Avanços no Setor Portuário em Evento sobre Exportações em Londrina
Participação da Portos do Paraná no 22º Encontros Folha abordou recordes históricos de movimentação portuária e o impacto para o agronegócio e a indústria do Estado.
Por Henrique Matos
06 de Novembro de 2024 às 16:03
As facilidades oferecidas pela empresa pública Portos do Paraná ao agronegócio e à indústria paranaense foram destacadas nesta terça-feira (05) no 22º Encontros Folha, realizado em Londrina. Com o tema "Exportações Brasileiras em Alta", o evento promovido pelo Grupo Folha de Londrina teve como objetivo identificar oportunidades e discutir estratégias para impulsionar os negócios em meio aos recordes históricos de movimentação nos portos.
“Participar de um evento como este é de extrema importância para mostrar o avanço dos portos paranaenses e destacar a relevância da nossa infraestrutura no fomento ao comércio exterior e à agricultura do Estado, além dos excelentes números alcançados nos últimos anos”, afirmou Gabriel Vieira, diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, que participou do painel sobre o tema.
Os primeiros meses de 2024 apresentaram recordes de movimentação nos Portos de Paranaguá e Antonina. Janeiro, fevereiro, março, junho e agosto deste ano registraram os maiores números da história, com agosto sendo o mês de maior movimentação, com 6.869.966 toneladas operadas, 4% a mais que o recorde anterior, de junho (6.582.670 toneladas).
Segundo Vieira, os portos paranaenses estão preparados para atender à crescente demanda dos empreendedores do Estado nos próximos anos. “Temos uma infraestrutura de ponta e somos um facilitador do comércio exterior. Portanto, é fundamental que estejamos aqui em Londrina, no interior do Paraná, apresentando nossos avanços e contribuindo para o planejamento de investimentos e melhorias na infraestrutura do Estado. Os portos paranaenses são, sem dúvida, a principal ferramenta para o comércio exterior do Paraná”, destacou o diretor.
Também participaram do painel a consultora de projetos do Sebrae, Danubia Milani Brouco, e o gerente de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Higor de Menezes. A mediação do evento ficou a cargo do professor Marcos Rambalducci, pós-doutor em Economia Empresarial e Gestão Institucional Educacional.
Foto: Roberto Custódio/Folha de Londrina
Foto: Roberto Custódio/Folha de Londrina