Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Ministério da Saúde deve adotar CPF como número único no SUS
Ministério da Saúde deve adotar CPF como número único no SUS
Proposta será apresentada em julho e pretende unificar o acesso dos brasileiros aos serviços do sistema público de saúde.
Por Danillo Karlo
11 de Junho de 2025 às 17:31
O Ministério da Saúde vai apresentar, até julho, um projeto que pretende transformar o CPF no número-chave de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha nesta quarta-feira (11), durante audiência na Câmara dos Deputados.
A medida visa simplificar o acesso da população aos serviços do SUS, reduzindo duplicidades e melhorando a gestão das informações
“Vamos transformar o CPF no número-chave do SUS. Isso não se faz da noite para o dia, mas em julho apresentaremos o plano”, afirmou Padilha aos parlamentares.
Segundo o ministro, na sua primeira gestão à frente da pasta, entre 2011 e 2014, era comum que um mesmo cidadão tivesse até cinco ou seis cartões do SUS, todos com numeração diferente. “O DataSUS fez a higienização desses dados e passou a vincular os múltiplos cartões a um único CPF”, explicou.
Na época, uma das maiores barreiras para a adoção do CPF como identificador era o fato de muitas crianças não possuírem o documento ao nascer. Padilha destacou que, com a política adotada no governo Dilma Rousseff, os recém-nascidos passaram a receber o CPF ainda na maternidade.
“Hoje temos um volume muito maior de crianças com CPF, o que elimina esse obstáculo.”
Apesar do avanço, o ministro reconhece que ainda há desafios para populações específicas, como pessoas em situação de rua, indígenas e imigrantes. No entanto, ressaltou que esses grupos representam uma minoria frente aos mais de 200 milhões de usuários do SUS. “Vamos montar um plano para garantir que todos possam ser incluídos.”
A proposta integra os esforços do governo federal para tornar os sistemas públicos mais eficientes e integrados, com foco na digitalização e no fortalecimento da saúde pública.
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. Foto: Lula Marques/Agência Brasil