Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
02:50
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Governo do Estado e Prefeitura propõem adoção de prédios históricos por empresas portuárias em Paranaguá

Governo do Estado e Prefeitura propõem adoção de prédios históricos por empresas portuárias em Paranaguá

Projeto prevê revitalização urbana nas margens do rio Itiberê e restauração de casarões históricos no centro da cidade

Por Elano Squenine
15 de Julho de 2025 às 09:51

O Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá estão articulando uma proposta conjunta que visa a preservação do patrimônio histórico local por meio da parceria com empresas do setor portuário. A iniciativa foi apresentada na última sexta-feira, 11, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, durante reunião realizada na Casa Elfrida Lobo, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

A proposta prevê a “adoção” de imóveis históricos por empresas portuárias de Paranaguá, com o compromisso de restaurar e conservar edificações emblemáticas que compõem a identidade cultural da cidade. Além de preservar a memória urbana, a medida tem como objetivo promover a requalificação das margens do rio Itiberê, valorizar o Centro Histórico e estimular o turismo cultural e o desenvolvimento econômico sustentável.

O prefeito Adriano Ramos reforçou o compromisso do município com a valorização do patrimônio e celebrou a proposta como um passo importante para a construção de uma cidade mais viva e integrada. 

“Paranaguá tem um dos centros históricos mais ricos do Brasil, e cuidar desse patrimônio é uma prioridade da nossa gestão. Essa proposta apresentada em parceria com o Governo do Estado é um passo importante para repensar a ocupação do centro, revitalizar espaços degradados e devolver cor, vida e dignidade a essas áreas. Esperamos que, a partir dessa ideia, possamos sensibilizar empresas a se somarem nesse esforço coletivo de preservação e valorização da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Entre os imóveis previstos no projeto estão o Palacete Visconde de Nácar, a Casa da Família Guimarães, a Casa Cecy, a Casa Gebran, a Casa do Brasão, o Casarão da Marechal Deodoro (local de nascimento do Barão de Paranaguá), o prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), o Teatro Rachel Costa, o antigo prédio do IBAMA e o Casarão da Conselheiro Sinimbú.

“A cidade de Paranaguá é um berço da história paranaense e brasileira. Preservar seus casarões e espaços simbólicos é um dever de todos. Com essa proposta, queremos envolver o setor produtivo em um pacto de cidadania e memória, aliando preservação ao progresso”, destacou Rafael Greca.

Segundo ele, a iniciativa representa uma ação estratégica de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, fortalecendo a política de valorização do patrimônio cultural e promovendo um novo ciclo de investimentos na área central da cidade. Além disso, a proposta também busca ampliar a sensação de pertencimento e garantir que as futuras gerações possam usufruir de um espaço urbano preservado, acessível e atrativo.

Além do secretário estadual Rafael Greca, participaram do encontro representantes do Instituto Água e Terra (IAT), da Paraná Projetos, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), da empresa pública Portos do Paraná, e o arquiteto Ricardo Amaral. Pelo Município, além do prefeito Adriano Ramos, estiveram presentes o chefe de gabinete André Ferruci e os secretários Ivan Lapoli Filho (Cultura e Patrimônio Histórico), Vânia Foes (Planejamento e Gestão), Leo Lacerda (Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária), Guto Carvalho (Urbanismo), Marcelo Dias (Administração Regional da Ilha dos Valadares) e Ozeias Rebello (Obras Públicas).

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.
Foto: Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Morretes realiza palestras sobre zoonoses nas unidades de saúde em julho
NOTÍCIAS
2.
Recesso escolar em Morretes começa na segunda-feira, 14 de julho
NOTÍCIAS
3.
1ª edição brasileira do Campus TCA, evento internacional voltado à formação de treinadores e jogadores de xadrez, acontece em Pontal do Paraná
Setor policial
4.
PRF flagra transporte ilegal de 250 aves silvestres em Araucária
NOTÍCIAS
5.
Exposição “Aquarela em Antonina” revela olhares artísticos sobre a cidade no Armazém Macedo
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!