Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
22:12
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Vila do Artesanato: artesãs de Paranaguá transformam fibra de bananeira e couro de peixe em produtos sustentáveis

Vila do Artesanato: artesãs de Paranaguá transformam fibra de bananeira e couro de peixe em produtos sustentáveis

Feira é uma iniciativa inédita inaugurada durante a programação de celebração dos 377 anos de Paranaguá

Por Elano Squenine
15 de Julho de 2025 às 09:25

Os produtos das artesãs Edina Grzybowsky e Selma Leite, expostos na Feira do Artesanato de Paranaguá, são ótimas opções para quem busca artigos sustentáveis. A feira, uma iniciativa inédita inaugurada durante a programação de celebração dos 377 anos de Paranaguá, está instalada ao lado do Aquário da cidade e passará a funcionar todos os dias da semana.

Edina Grzybowsky (também conhecida como Giboski), artesã há 20 anos e moradora de Paranaguá há 22, é natural de Ponta Grossa, no Paraná. Ela representou a cidade de Paranaguá em Curitiba, durante a Feira Internacional de Artesanato (FEIARTE). Atualmente, suas peças estão em exposição no evento “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica”, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Além disso, suas criações já cruzaram fronteiras e têm circulado pelo mundo, com destinos como México, Alemanha, Estados Unidos e Suécia. 

“É maravilhoso trabalhar com o artesanato, e hoje estou trabalhando com o artesanato de caiçaras, ou seja, fazendo canoas em madeira, faço ímãs e gosto de trabalhar com isso”, contou Edina.

Antes de ser artesã, Edina era proprietária de uma sorveteria. 

“Eu vendia sorvete. Eu tinha uma sorveteria. Então, formei meus filhos e depois fechou, daí eu resolvi me dedicar a isso que eu gosto de fazer. Hoje estou dedicada só ao artesanato e, especificamente, em canoas caiçaras”, relembra.


Projeto Ressignifique


Além disso, a artesã Edina conta que, junto com mais duas parceiras, mantém uma loja de produtos sustentáveis no Mercado Municipal de Paranaguá, chamada Ressignifique. 

“Eu também tenho uma loja, junto com duas meninas, no Mercado Municipal. Chama-se Ressignifique, e nós desenvolvemos um projeto com esse nome, voltado para produtos sustentáveis”, ressalta.

Edina destaca a importância da Vila do Artesanato na valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos. 

“Isso é rico para nós, é importantíssimo, porque é extenso o número de pessoas que tem aqui. Os artesãos são maravilhosos e têm muita criatividade. Então, nós precisamos abrir e pôr em evidência tudo que nós temos. Ficou maravilhoso”, finaliza a artesã Edina.

Artesanato com a Fibra da Bananeira


Outro projeto em destaque na Vila do Artesanato são os trabalhos feitos com fibra de bananeira, desenvolvidos por Selma Leite, integrante do projeto Mulheres de Fibra, que reúne sete mulheres. O grupo reutiliza fibras extraídas do tronco da bananeira para produzir peças artesanais sustentáveis. Ela conta que, há 12 anos, participou de um curso sobre o uso da fibra de bananeira, oferecido pelo Senai. A partir daí, se profissionalizou na área e, hoje, seu trabalho gera renda e contribui para a preservação do meio ambiente.



“Eu era uma dona de casa e fiz o curso para ocupar o tempo. Achei interessante e fui fazer o curso que foi dado pelo Senai”, conta Selma.

Artesanato com o Couro de Peixe


Além disso, Selma também confecciona artesanato a partir do couro de peixes, em parceria com um programa da Unespar. Ela explica o funcionamento do programa. 

“O programa Couro de Peixe é um projeto que é daqui da cidade de Paranaguá, da Unespar. A professora Cátia tem esse projeto através da Unespar. O curtume é em Pontal do Paraná, porque aqui não teve espaço, e lá é realizado há muitos anos dentro da Provopar. Mas o projeto é daqui da nossa cidade, do qual eu faço parte. Já participei vários anos lá com eles, no curtume também. Inclusive, essa semana eu fui fazer um curtimento com a professora Cátia”, explica.



Geração de renda


Segundo a artesã Selma, a Vila do Artesanato, juntamente com a Festa Nacional da Tainha, é uma ótima oportunidade para a geração de renda. 

“Pessoal, venham para a Festa da Tainha, venham para a Vila do Artesanato, pela Secretaria de Cultura. Nós estamos aqui, todo mundo com as suas barracas, esperando todos vocês. E eu estou aqui com meus artesanatos, muitos já me conhecem, quem não me conhece, venha para a Vila do Artesanato me conhecer, conhecer meus artesanatos feitos em fibra de bananeira e em couro de peixe”, finaliza a artesã.

Fotos: Rádio Litoral Sul FM.
Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Pontal do Paraná vive dias de sabores com workshop de defumação artesanal e lanço da tainha
NOTÍCIAS
2.
Chafariz da Praça Coronel Macedo ganha nova pintura e revitaliza o centro de Antonina
Paranaguá
3.
IHGP celebra os 377 anos de Paranaguá com sessão solene especial no Teatro Isulpar na quinta-feira, 17
Paranaguá
4.
Terapeuta holística e espiritualista, Thais Mendes desperta saberes ancestrais e transforma vidas em Paranaguá
Setor policial
5.
Guarda Civil Municipal de Paranaguá recupera veículo roubado após perseguição
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!