“O plano sofreu atrasos e limitações, especialmente pela baixa participação nas audiências públicas e oficinas. Por isso, estamos promovendo uma atualização completa, conversando com todos os setores para garantir que ele reflita a realidade da cidade. É fundamental que todos tomem conhecimento do Plano Diretor, contribuam com sugestões e acompanhem cada etapa. A secretária Vania Foes vem realizando um excelente trabalho e está conduzindo o processo com técnica, diálogo e responsabilidade. O papel dos vereadores, nesse momento, é analisar, discutir e aprovar uma proposta que vai impactar diretamente o presente e o futuro de Paranaguá”, afirmou.
“A atualização do Plano Diretor é um processo essencial para o desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, estamos promovendo esse diálogo com todos os setores da sociedade. Os vereadores representam uma parte importante da população, e a presença deles nessa construção é indispensável”, afirmou a secretária Vania Foes, que também destacou os principais desafios enfrentados pelo município, como o déficit habitacional, e as diretrizes sugeridas para enfrentá-los.
“Já estivemos no Jardim Esperança com presidentes de associações de moradores, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) conversando com comerciantes, também falamos com empresários da logística portuária, com o Ministério Público Estadual e Federal, com a concessionária EPR Litoral Pioneiro, com a Rumo, e com os secretários e técnicos da Prefeitura. Esse conjunto de escutas qualifica a proposta e garante que o plano reflita a realidade de quem vive e trabalha em Paranaguá”, pontuou.
“O Plano Diretor define onde podem ser feitos os investimentos, onde será possível construir, como será organizada a mobilidade, os empreendimentos, as áreas verdes. Ele é o alicerce das transformações futuras, e por isso mesmo precisa ser debatido com a sociedade. A Câmara cumpre seu papel institucional ao receber a secretária Vania Foes e contribuir com esse debate que vai muito além do plenário. Nossa missão agora é dar andamento à tramitação do projeto com responsabilidade e compromisso com a cidade”, declarou Adalberto.