Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
20:41
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Paranaguá participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra a mulher

Paranaguá participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra a mulher

A Semmu tem um papel fundamental na mobilização das mulheres e na luta por políticas públicas que combatam índices alarmantes

Por Elano Squenine
23 de Julho de 2025 às 08:38

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria da Mulher (Semmu), realizou, ao meio-dia desta terça-feira (22), a 3ª Caminhada do Meio-Dia, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação integra a campanha estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, mobilizando diversos setores da sociedade em prol da luta contra todas as formas de violência contra a mulher. A caminhada ocorreu pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

O prefeito Adriano Ramos e a vice-prefeita Fabiana Parro estiveram presentes, caminhando ao lado de representantes do poder público e da sociedade civil. A secretária da Mulher, Daiane Christakis Ávila, liderou a caminhada acompanhada de sua equipe, da secretária de Educação e Ensino Integral (Semedi), Fabíola Soares Arcega, da secretária de Serviços Urbanos (Semsu), Chris Rosa, da secretária de Inclusão (Semi), Isabele Dias, e do secretário de Esporte e Juventude (Sespor), Sílvio Lucas.

A Câmara Municipal foi representada pelas vereadoras Tenile Xavier e Mari Leite. Também participaram representantes da Polícia Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM), além de organizações não governamentais ligadas à proteção dos direitos das mulheres.

Durante o evento, o prefeito Adriano Ramos destacou a importância de ações públicas que visibilizem o enfrentamento à violência.



“Nós somos contra qualquer tipo de violência contra a mulher — patrimonial, física, sexual, psicológica. A Prefeitura tem o dever de levar esse debate às ruas e mostrar, por meio de iniciativas como esta, que estamos comprometidos com a valorização da mulher e com o combate à violência. Temos muitas mulheres atuando com competência em nossa administração, e essa caminhada reforça que estamos juntos nesta luta”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro reforçou a necessidade de ações constantes e da união feminina.



“É uma caminhada de extrema importância. Ver tantas mulheres juntas reforça que não podemos mais tolerar nenhum tipo de violência. Muitas vezes, a mulher nem percebe que está sofrendo violência psicológica, por isso é tão importante esse diálogo. Estar na vice-prefeitura e ser vista por outras mulheres mostra que somos capazes de ocupar qualquer espaço. Esta ação representa também a nossa voz em defesa dos nossos direitos".

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Matsuko Barbosa, também se manifestou. 

“O feminicídio é o ponto final de uma série de violências que começam muito antes. A Semmu tem um papel fundamental na mobilização das mulheres e na luta por políticas públicas que combatam esses índices alarmantes".

O delegado do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Emmanuel Brandão, destacou o trabalho da Polícia Civil na proteção das vítimas. 

“Temos atuado de forma efetiva no combate à violência contra a mulher, com atendimento 24 horas para solicitações de medidas protetivas, mutirões para agilizar inquéritos e ações de conscientização em escolas. Denunciar é fundamental", definiu.

A delegada Maluhá Soares reforçou a importância do engajamento coletivo. 

“A responsabilidade não é apenas das instituições. Parentes, vizinhos, toda a sociedade precisa estar atenta. Atendemos 365 dias por ano, acompanhamos medidas protetivas de urgência, e ações como essa ajudam a alertar e prevenir", disse.

A secretária Daiane Christakis Ávila encerrou reforçando o papel da Semmu.



“Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semipi, com adesão dos municípios. Em Paranaguá, trabalhamos não apenas na prevenção e no combate à violência, mas também na superação dela, com acolhimento, capacitações e incentivo ao empreendedorismo feminino. Essa data nos lembra que ainda há mulheres morrendo por conta da violência, e é nosso dever mudar essa realidade”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.
Fotos: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Blitz Educativa contra a violência doméstica mobilizou Pontal do Paraná na terça-feira, 22
Paranaguá
2.
1ª Corrida da ROMU reúne 800 pessoas no Aeroparque de Paranaguá
Setor policial
3.
Homem é agredido a pauladas e busca socorro em comércio na Ilha dos Valadares, em Paranaguá
NOTÍCIAS
4.
Atletas de Pontal do Paraná Brilham no 44º Campeonato Paranaense de Taekwondo, em Cascavel
Paranaguá
5.
Prefeitura apresenta proposta de atualização do Plano Diretor na Câmara de Paranaguá
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!