Operação Sinergia II é deflagrada no Litoral do Paraná
Ao todo, foram registradas 101 abordagens policiais, totalizando 171 pessoas abordadas. Durante as ações, foram cumpridos três mandados de prisão, lavrados dois termos circunstanciados por posse de drogas para consumo pessoal, um veículo foi apreendido e dez notificações por infrações de trânsito foram emitidas.
Por João Ricardo
25 de Julho de 2025 às 19:33
Na tarde de quinta-feira (24), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagrou a 2ª edição da Operação Sinergia, com ações simultâneas em todas as regiões do estado. A operação tem por objetivo intensificar o policiamento ostensivo, ampliar a presença da PMPR nos municípios e reforçar a repressão à criminalidade, elevando a sensação de segurança da população paranaense.
No litoral do estado, a ação ocorreu entre as 17 e 23 horas, abrangendo todos os municípios da região e empregando o policiamento em pontos estratégicos das cidades, incluindo bairros, áreas centrais, principais “hotspots” e locais previamente identificados através de mapeamento georreferenciado. A operação também se estendeu por meios aquáticos, com atuação nas baías de Paranaguá e Guaratuba, nas ilhas e em comunidades costeiras, através do Pelotão de Patrulha Costeira do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM).
Durante a ação, foram aplicadas equipes da Rádio Patrulha Auto (RPA), Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), além do efetivo do Grupo de Policiamento com Motos da 1ª Companhia do 9º BPM, que atuaram em conjunto para garantir a efetividade das ações. Em alguns municípios litorâneos, a operação contou ainda com o importante apoio de forças de segurança parceiras, como a Polícia Civil e Guardas Civis Municipais, reforçando as atividades em determinadas frentes.
Ao todo, foram registradas 101 abordagens policiais, totalizando 171 pessoas abordadas. Durante as ações, foram cumpridos três mandados de prisão, lavrados dois termos circunstanciados por posse de drogas para consumo pessoal, um veículo foi apreendido e dez notificações por infrações de trânsito foram emitidas.
Mandados de prisão cumpridos durante a operação:
Foragido da Justiça é preso durante patrulhamento na Ilha dos Valadares, em Paranaguá
No início da noite de quinta-feira (24), às 19h05, uma equipe do Grupo de Policiamento com Motos, durante a Operação Sinergia, realizava patrulhamento pela Rua Natanael Cora, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, quando avistou um homem tentando esconder o rosto com um capuz ao notar a aproximação dos policiais.
A atitude suspeita motivou a abordagem, sendo identificado um homem de 31 anos. Em consulta aos sistemas policiais, foi constatado um mandado de prisão ativo pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal), expedido pela Vara Criminal de Morretes. O detido foi encaminhado à Cadeia Pública de Paranaguá, onde permanece à disposição da Justiça.
Mandado de prisão é cumprido na Ilha dos Valadares, em Paranaguá
Na noite de quinta-feira (24), às 20h35, durante patrulhamento pela Rua 28, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, uma equipe do Grupo de Policiamento com Motos abordou um homem de 49 anos nas proximidades de um ponto de venda de materiais recicláveis.
Ele demonstrou nervosismo ao avistar as motocicletas policiais, alterando repentinamente a direção em que caminhava. Após consulta ao sistema, foi verificado mandado de prisão vigente contra o abordado, pelo crime de furto (Art. 155 do Código Penal), expedido pela 2ª Vara Criminal de Paranaguá. O homem foi conduzido à Cadeia Pública da cidade, onde permanece à disposição da Justiça.
Homem é preso por homicídio culposo no bairro Leblon, em Paranaguá
Na noite de quinta-feira (24), às 22h13, no bairro Leblon, em Paranaguá, uma equipe do Grupo de Policiamento com Motos realizava patrulhamento quando abordou um homem de 54 anos transitando por uma rua erma, nas proximidades de um bar.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado, mas em consulta ao sistema foi verificado mandado de prisão ativo contra o indivíduo pelo crime de homicídio culposo (Art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro).
A ordem judicial havia sido expedida pela 2ª Vara Criminal de Paranaguá. O detido foi encaminhado à Cadeia Pública para os procedimentos de polícia penal.
A Operação Sinergia II seguirá com novas fases, que ocorrerão em outros dias, reforçando o compromisso contínuo da Polícia Militar do Paraná com a ordem pública e a segurança da população.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Polícia Militar