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Risco sobre duas rodas: crescimento das motos expõe falência do transporte público e cria epidemia nas ruas

Em meio à precariedade da mobilidade urbana, motocicletas viram única opção para milhões de brasileiros – e geram recordes de acidentes, mortes e internações

Por Danillo Karlo
06 de Agosto de 2025 às 12:39

Laura Maria de Oliveira, de 59 anos, só queria chegar mais rápido ao trabalho. Em março de 2024, ela optou por uma moto de aplicativo para cortar o trânsito do Rio de Janeiro e economizar uma hora de deslocamento. O que parecia uma solução eficiente virou pesadelo: um carro invadiu a faixa, atingiu a moto, e Laura ficou entre cirurgias e internações por mais de um ano. Hoje, ainda sem movimentos completos no braço e fora do mercado de trabalho, ela afirma: 

"Pra mim, esse tipo de transporte acabou. Nem com meu filho, que tem moto, eu ando mais".

O drama de Laura é reflexo de um fenômeno nacional. Com 29 milhões de motos em circulação no Brasil em junho de 2025, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as motocicletas se consolidaram como a opção de mobilidade de quem foi deixado de lado pelo sistema de transporte coletivo. O número de motocicletas cresceu quase 6 milhões desde 2020, um aumento de 25% em apenas cinco anos.



Segundo Victor Pavarino, especialista da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), a explosão da frota é um sintoma claro do colapso urbano: 

"As cidades foram planejadas para carros. O transporte público foi negligenciado. A moto surge como a única alternativa acessível para grande parte da população — especialmente nas periferias e favelas".

Cresce a frota, cresce o risco

Entre 2015 e 2024, a frota de veículos motorizados de duas rodas no Brasil cresceu 42%, de acordo com a Abraciclo. Em 2024, as vendas de motos aumentaram 18,6%, o maior índice desde 2011. A projeção para 2025 é de crescimento de 7,7%, superando 2 milhões de emplacamentos.

Mas junto com a expansão vêm os números alarmantes de mortes:

  • 13.477 pessoas morreram em sinistros com motos em 2023, segundo o Atlas da Violência 2025.

  • Isso representa quase 40% das mortes no trânsito no país.

  • Em estados como o Piauí, onde motos são 55% da frota, 70% das mortes no trânsito envolvem motocicletas.

  • Em média, a cada 3 mortos no trânsito, 1 era motociclista.

A vulnerabilidade é evidente: mesmo sendo apenas 22,5% da frota, as motos concentram os acidentes mais letais. E a situação se agrava com a informalidade. Estima-se que 50% dos motociclistas não possuem CNH — dados da própria Senatran.

Epidemia silenciosa nos hospitais

Além das mortes, há uma pressão imensa sobre o SUS. Segundo o Ministério da Saúde, entre 70% e 75% das UTIs adultas estão ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motos.

"É uma epidemia que afeta toda a estrutura hospitalar", afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele lembra que cirurgias eletivas são frequentemente canceladas para atender urgências com motociclistas.

O que pode ser feito agora?

Enquanto se discute o futuro da mobilidade, medidas de curto prazo já poderiam salvar vidas:

  • Uso obrigatório de luzes diurnas e roupas refletoras

  • Inspeções técnicas regulares e melhorias no pavimento

  • Freios ABS obrigatórios para motos

  • Redução dos limites de velocidade nas cidades

  • Fiscalização rígida, especialmente sobre aplicativos e entregadores

  • Revisão do processo de obtenção da CNH, com redução de custos

Pavarino defende ainda a regulamentação dos apps de transporte em dois aspectos: segurança no trânsito e proteção social do trabalhador. 

“Essas pessoas trabalham 12 horas por dia, cansadas, exaustas, sem vínculo formal e em total vulnerabilidade”, alerta.



Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil.
Foto: Agência Brasil/Divulgação.
Foto: Laura Maria de Oliveira/Arquivo Pessoal

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