Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
21:42
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Com apoio da Prefeitura, Projeto Samuzinho leva educação em primeiros socorros e prevenção de acidentes às escolas de Paranaguá

Com apoio da Prefeitura, Projeto Samuzinho leva educação em primeiros socorros e prevenção de acidentes às escolas de Paranaguá

Ação intersetorial das secretarias de Saúde e Educação leva orientações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros às escolas municipais

Por Elano Squenine
07 de Agosto de 2025 às 11:28

O som da sirene do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu lugar a sorrisos e olhares curiosos nesta quinta-feira (7), quando a equipe do Projeto Samuzinho chegou à Escola Municipal Professora Edinéia Garcia, no bairro Jardim Samambaia, em Paranaguá. A ação faz parte de um cronograma organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa).

Com uma abordagem lúdica e prática, o projeto tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes sobre prevenção de acidentes, técnicas básicas de primeiros socorros e a importância do uso consciente do número de emergência 192. A atividade integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e busca fortalecer os laços entre os serviços de saúde e a comunidade escolar, promovendo desde cedo uma cultura de cidadania e responsabilidade.

Para a diretora da escola, Andreia Moreira Esser Rosa, o impacto do projeto é permanente na formação dos alunos. 

“As crianças aprendem como agir em situações de emergência, como em casos de engasgo ou acidentes. Também passam a entender a importância de não fazer trotes e de como acionar corretamente o Samu. É um conhecimento que vão levar para toda a vida”, ressaltou.



Seis escolas atendidas em agosto


Desde o início do ano, o Projeto Samuzinho já alcançou mais de 5 mil estudantes em municípios do Litoral. Agora, avança em Paranaguá com o objetivo de atender todas as unidades escolares da rede municipal. “Nós já estivemos em duas escolas e temos mais quatro programadas só neste mês de agosto. A meta é chegar a 100% das unidades”, afirmou Josinéia de Araújo, diretora de Estratégia da Saúde da Família da Semsa. 

Segundo Josinéia, levar essa informação para as crianças é essencial, pois elas acabam sendo multiplicadoras dentro de casa. 

“A criança orientada pode ajudar os colegas ou até os familiares. A gente pode evitar sequelas ou acidentes graves se ela souber como agir e como pedir socorro”, explicou.

Além de ensinar técnicas como desengasgo e imobilização em caso de fraturas, o projeto também conscientiza sobre os riscos de intervenções inadequadas. 

“Muita gente acha que está ajudando, mas um atendimento incorreto pode agravar o estado da vítima”, alertou Rafael Rodrigues, coordenador de Comunicação do Samu. 

Ele destacou ainda a importância de esperar o atendimento especializado e seguir as orientações passadas pelo telefone 192. 

“Retirar capacetes em acidentes de moto ou oferecer água para alguém ferido são atitudes que podem piorar a situação”, pontuou.

A ação é também uma oportunidade de apresentar o funcionamento do Samu e do aplicativo oficial Ligue 192 VOIP, que agiliza o atendimento em situações de urgência. 

“Mostramos por que são feitas tantas perguntas quando alguém liga. É para que o socorro seja o mais preciso e rápido possível”, explicou Rafael.



A empolgação dos alunos era visível.

 “Eu achei muito legal, divertido. Aprendi que não se pode mexer na pessoa machucada e que a gente tem que ajudar”, contou Alessandro Júnior de Oliveira Elias, de 9 anos, do 4º ano B. 

Já Anne Luize de Almeida Prado Nunes, também de 9 anos, colega de turma, destacou o aprendizado sobre primeiros socorros em bebês. 

“Aprendi o que fazer quando o bebê se engasga. É muito importante saber isso”, afirmou.

Para a supervisora especial de Planejamento da Semedi, Micheli Zela, o Samuzinho reforça o papel da escola como espaço de formação integral. 

“É um projeto intersetorial que garante um aprendizado lúdico e, ao mesmo tempo, essencial para a vida em sociedade. As crianças aprendem para ajudar e proteger, dentro e fora da escola”, finalizou.

Fotos: Moysés Zanardo/Prefeitura de Paranaguá.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

Paranaguá
1.
IPTU Premiado 2025: sorteio entrega carro, moto e bicicletas a contribuintes de Paranaguá
NOTÍCIAS
2.
Torneio Piá Bom de Bola agita Antonina com jovens talentos do futebol escolar
NOTÍCIAS
3.
Festa de Nossa Senhora do Pilar 2025 promete movimentar Antonina com fé, cultura e tradição
NOTÍCIAS
4.
Espaço Sensorial é inaugurado no CMEI Leão Marinho de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná
NOTÍCIAS
5.
Copom mantém juros em 15% e prevê taxa alta por período prolongado devido a incertezas externas e pressão inflacionária
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!