Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Estado vai repassar recursos do Fundo de Igualdade Racial diretamente aos municípios
Estado vai repassar recursos do Fundo de Igualdade Racial diretamente aos municípios
Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial busca fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial em todo o Estado
Por Karen Kleinhans
20 de Agosto de 2025 às 10:45
Pela primeira vez na história, o Governo do Paraná vai repassar recursos do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FUNDEPPIR) diretamente aos municípios, em modelo fundo a fundo. A iniciativa foi oficializada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), e busca fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial em todo o Estado.
A medida foi regulamentada pela Resolução nº 096/2025/SEMIPI, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (19). O documento estabelece as regras para que os municípios obtenham o Atestado de Regularidade do Conselho e Fundo (ARCF), requisito obrigatório para acessar os recursos.
Mais autonomia para as cidades
Segundo a secretária Leandre Dal Ponte, o repasse vai permitir que os municípios estruturem ou reforcem seus Conselhos e Fundos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, ampliando a capilaridade das ações no Paraná.
“É o reconhecimento de uma luta histórica de nossos povos e comunidades tradicionais. Com este investimento, será possível ampliar programas estruturantes, apoiar iniciativas locais e garantir que a pauta da igualdade racial não fique apenas no discurso, mas se traduza em ações concretas na vida das pessoas”, afirmou.
O presidente do Consepir, Aloísio Justino do Nascimento, destacou que o modelo dá mais autonomia às cidades. “O Paraná sai na frente, consolidando-se como referência nesse processo. Seguimos trabalhando arduamente para que o nosso Estado seja cada vez mais antirracista, justo e igualitário”, disse.
Como funcionará o repasse
Para ser habilitado, o município deve comprovar junto à Semipi a existência e o funcionamento de seu Conselho e Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Entre os documentos exigidos estão:
Lei de criação do Conselho e do Fundo;
Decreto de nomeação dos conselheiros em mandato vigente;
Ata da última reunião;
Declarações assinadas sobre a regularidade e a paridade do colegiado;
Decreto de regulamentação do Fundo (se houver).
Nesta primeira fase, não será exigido o CNPJ do Fundo, mas em etapas futuras será obrigatório que cada município tenha o registro formalizado.
Live orientativa
Para esclarecer os procedimentos, a Semipi e o Consepir promovem uma live de orientação nesta sexta-feira (22 de agosto), às 13h, no canal oficial da secretaria no YouTube. O encontro virtual vai detalhar os passos para a pré-habilitação ao repasse e explicar como as cidades poderão acessar os recursos.
De acordo com a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, Ivânia Ramos, a iniciativa inaugura um novo ciclo de políticas públicas: “É o início de um processo onde dignidade, diversidade e inclusão se fortalecem para gerar transformação social e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Serviço Live de orientação sobre o repasse do FUNDEPPIR Data: 22 de agosto de 2025 Horário: 13h Local: Canal da Semipi no YouTube