Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
22:34
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Prefeitura de Paranaguá amplia rede de enfrentamento ao trabalho infantil com novas iniciativas

Prefeitura de Paranaguá amplia rede de enfrentamento ao trabalho infantil com novas iniciativas

Novo Serviço de Abordagem Social Noturna e parcerias com empresas locais marcam ações da atual gestão

Por Redação
27 de Agosto de 2025 às 08:46

A Prefeitura de Paranaguá segue ampliando os esforços para enfrentar o trabalho infantil, consolidando avanços importantes na proteção de crianças e adolescentes. Após a criação da Comissão Especial para Execução de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, e a realização de um diagnóstico inédito nos últimos anos, a atual gestão concentra esforços em duas frentes decisivas: a implantação do Serviço Especializado de Abordagem Social e a ampliação de oportunidades de inserção segura no mercado de trabalho por meio de parcerias com o CIEE e empresas locais.

Apesar de reconhecer desafios como a subnotificação de casos e a evasão escolar, a Prefeitura tem fortalecido a rede de proteção, apostando em medidas preventivas, conscientização social e alternativas que assegurem inclusão e futuro aos jovens.

Novo Serviço de Abordagem Social Noturna

Um dos principais investimentos desta gestão é a implantação do Serviço Especializado de Abordagem Social Noturna, que atuará diretamente nas ruas de Paranaguá a partir de setembro. Equipes técnicas estarão presentes em horários estendidos, até às 23h, para identificar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e garantir encaminhamento imediato para a rede socioassistencial.

“Com esse serviço, teremos presença ativa nos territórios, o que reforça a proteção das nossas crianças e adolescentes. É um avanço fundamental para dar respostas rápidas e efetivas às situações de risco”, destacou a secretária da Mulher, do Desenvolvimento Social e da Igualdade Racial (Semdir), Carolina Miranda de Lourenço.

Inserção protegida no mercado de trabalho

Outro destaque recente é a parceria firmada entre a Prefeitura, o CIEE e a empresa Zortéa, que abriu 40 vagas de estágio para adolescentes na condição de Jovem Aprendiz. A iniciativa priorizou jovens em situação de vulnerabilidade social e em risco de trabalho infantil, garantindo direitos, acompanhamento e formação para o futuro.

A secretária Carolina reforça que qualquer forma de trabalho abaixo dos 14 anos é ilegal, e que o programa de aprendizagem é a única modalidade permitida a partir dessa idade. “Essa parceria é um exemplo de como o setor privado pode somar forças conosco para oferecer alternativas reais de inclusão e crescimento aos adolescentes”, afirmou.

Diagnóstico inédito e rede estruturada

Desde 2022, a cidade conta com a Comissão Especial para Execução de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, criada a partir de recomendação do Ministério Público do Trabalho, reunindo representantes da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar e sociedade civil organizada. O grupo atua de forma permanente, organizando campanhas educativas, formações com profissionais e ações junto às comunidades.

O enfrentamento ao trabalho infantil em Paranaguá também se apoia em medidas já consolidadas. Em 2023, um diagnóstico inédito revelou dados fundamentais: 93,3% das crianças e adolescentes entrevistados afirmaram desempenhar algum tipo de atividade laboral, sendo que 40,2% estavam em situação irregular.

O estudo também identificou os territórios mais vulneráveis: Vila Garcia/Colônia Guaraguaçu (51,7%), Ilha dos Valadares/Ilha da Cotinga (46,6%), Jardim Paranaguá/Ouro Fino (44,5%) e Alexandra/Colônia Santa Rita (43,8%). Essas informações seguem orientando o planejamento das políticas públicas.

“Esse diagnóstico é uma ferramenta valiosa, pois nos mostra a realidade e nos ajuda a planejar ações específicas para cada território. Nosso objetivo é transformar esses dados em políticas efetivas de proteção”, destacou a presidente da AEPETI, Camila Vanhoni.

Mobilização e próximos passos

Para os próximos dias, estão previstas atividades de sensibilização e capacitação, envolvendo famílias, comerciantes e jovens. Confira a programação:

27/08 – Participação na Ação Educativa promovida pela Semdir, na Ilha do Mel.
28/08 – Roda de conversa com famílias do Programa Família Acolhedora.
29/08 – Capacitação para membros da Escola de Guias de Turismo (Senac, das 8h30 às 12h).
01 a 05/09 – Participação no Capacita Jovem: Construindo o Futuro (sede da Semdir).
05/09 – Roda de conversa com os pais da Escola Municipal Nascimento Júnior, a convite das alunas de estágio.

Rede de proteção integrada

A rede de proteção de Paranaguá reúne diferentes instituições que atuam de forma articulada. O Conselho Tutelar, por meio do telefone/WhatsApp (41) 98422-5979, segue como principal canal de denúncia e encaminhamento, enquanto parcerias com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria, da Polícia Civil) e o Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência (CAICAVV) fortalecem os atendimentos especializados.

“A Prefeitura está fortalecendo sua rede de enfrentamento, com novas iniciativas e parcerias estratégicas. O trabalho infantil não pode ser naturalizado, e contamos com a mobilização da sociedade para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, concluiu a secretária Carolina Miranda de Lourenço.

Foto: IA
Fonte: Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisas saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Defesa Civil de Morretes disponibiliza novo contato de atendimento à população
Setor policial
2.
Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas em Matinhos
Paranaguá
3.
Folclore na educação: valores, identidade e tradições do litoral
Setor policial
4.
Homem é capturado por não pagamento da pensão alimentícia em Guaratuba
Setor policial
5.
Homem é detido por ameaçar idosa em Guaratuba
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!