Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
11:25
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Xadrez ganha espaço nas escolas de Pontal do Paraná

Xadrez ganha espaço nas escolas de Pontal do Paraná

Oficialização de um convênio com o Centro de Excelência de Xadrez permitirá a expansão do projeto para todas as escolas da rede municipal

Por Elano Squenine
05 de Setembro de 2025 às 11:28

A Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, reconhecida como referência no ensino de xadrez em Pontal do Paraná, foi o cenário escolhido para anunciar um passo significativo na educação do município. Na última quarta-feira, 3, o prefeito Rudão Gimenes esteve na unidade escolar para oficializar, junto com a Secretaria de Educação, um convênio com o Centro de Excelência de Xadrez que permitirá a expansão do projeto para todas as escolas da rede municipal.

O acordo prevê a capacitação de professores, assegurando que a prática da modalidade seja incorporada ao cotidiano escolar e alcance cada vez mais estudantes. Além disso, os jovens terão a oportunidade de disputar torneios em diferentes níveis, do municipal ao nacional, acumulando experiências que enriquecem sua formação e ampliam horizontes, com a possibilidade de levar o nome de Pontal do Paraná a competições pelo Brasil e pelo mundo.

Durante o anúncio, o prefeito Rudão Gimenes ressaltou a relevância do projeto.

“O xadrez abre portas para o raciocínio lógico, a disciplina e a tomada de decisão. Ver esse projeto se expandindo para todas as escolas é motivo de orgulho para a nossa comunidade escolar”, afirmou.
 


 A diretora da Escola Amatuzzi, Elisangela Franco de Rossi, também destacou o impacto da prática.

“Na nossa escola, acreditamos que o xadrez é um instrumento de inclusão e socialização, capaz de unir diferentes idades, promover amizades. Por tudo isso, incentivamos essa prática, porque temos a certeza de que o xadrez não apenas melhora o desempenho escolar, mas também contribui para a formação integral de cidadãos mais críticos, criativos e preparados para o futuro", destacou.
 
De acordo com o município, mais do que um esporte, o xadrez surge como instrumento pedagógico, capaz de despertar talentos, incentivar a convivência e transformar Pontal do Paraná em um polo de referência na modalidade.

Fotos: PMPPR/Clovis Santos.
Rádio Litoral Sul FM, com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Simepar reforça monitoramento com estação no Pico Marumbi e pluviômetros na Graciosa
Paranaguá
2.
Mostra de Profissões 2026 da Unespar reúne estudantes em Paranaguá
NOTÍCIAS
3.
Depois de quatro décadas, Morretes terá nova escola municipal de tempo integral
NOTÍCIAS
4.
Feriado da Independência terá desfile cívico e programação cultural no domingo, em Pontal do Paraná
Setor policial
5.
Jovem foi brutalmente agredido em Guaratuba
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!