Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
23:07
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Instituto Estadual de Educação de Paranaguá recebe tecnologia de ponta para complementar aulas
Imagem: Natan Filipe Pereira de Freitas/Comunicação NRE

Instituto Estadual de Educação de Paranaguá recebe tecnologia de ponta para complementar aulas

Equipamentos de última geração, ofertado pelo projeto Bibliotecno, beneficiara cerca de 1 mil estudantes

Por Elano Squenine
25 de Setembro de 2025 às 11:08

Na quarta-feira, 24, os alunos do Instituto Estadual de Educação (IEE) Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, receberam um armário equipado com tecnologias de última geração por meio do projeto Bibliotecno, iniciativa que estimula o uso de recursos de ponta integrados ao aprendizado em sala de aula. O programa, que conta com apoio de empresas parceiras, da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, tem como objetivo complementar as atividades escolares com ferramentas tecnológicas avançadas.

Entre os itens doados estão drones, notebooks, óculos de realidade virtual, celulares, kits de robótica, kits de criação de games e impressoras 3D. O encontro marcou um momento simbólico de entrega e apresentação do material, das plataformas de apoio e das formas de utilização no dia a dia escolar, envolvendo direção, professores e estudantes.

ESCOLHA DAS ESCOLAS

Além do IEE, alunos do 6º ano do ensino fundamental do e 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual do Campo Lucy Requião de Mello e Silva, na Ilha do Mel, também foram contemplados pelo projeto, desenvolvido pela GK Estratégias. Paulo Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (NRE), destacou que a escolha das escolas contempladas levou em conta os cursos que elas já oferecem e a possibilidade de trabalhar com novas tecnologias. Ele explicou que o projeto surgiu de uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá, a rede estadual de ensino e empresas da região, que destinaram recursos para incentivar tanto escolas estaduais quanto municipais.

“Nós estamos indicando essas escolas para receber esses equipamentos tecnológicos com base no tipo de curso que elas ofertam. Prioritariamente as escolas têm ensino médio e que ofertam o curso técnico integrado ao ensino médio, desenvolvimento de sistemas, que trabalham com robótica e que a partir do próximo ano também vão trabalhar com inteligência artificial”, disse.

Foto: Rádio litoral Sul FM

Segundo Penteado, os equipamentos chegam para reforçar atividades já existentes no IEE e oferecer novas possibilidades de aprendizado. “Aqui no Instituto nós temos o trabalho com desenvolvimento de sistemas específico no ensino médio, mas também o trabalho com robótica. O Governo do Estado do Paraná já vem há alguns anos trabalhando com programação e robótica para quase todos os estudantes. Fornece os materiais, nós temos os professores que trabalham especificamente na área, esse material vem fomentar e ser algo a mais", destacou.

"Os alunos vão poder contar agora com drone, impressoras diferenciadas, impressoras 3D de realidade virtual, mais kit de robótica, material de programa, mais computadores que vão fomentar os trabalhos e projetos que a escola já vem desenvolvendo”, explicou.

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Ele também ressaltou que a presença da tecnologia nas escolas precisa ter um objetivo pedagógico, indo além do uso casual. “Estar com tecnologia já é algo da realidade de quase toda a população brasileira. Quando nós inserimos essa tecnologia na rede estadual de ensino, nós a inserimos de uma maneira útil. Não basta só acessar a rede social, mas com o uso qualitativo que pode ser feito da rede social. Não basta ter um celular, mas com o uso qualitativo. Para um celular pode ser só um instrumento de jogo, de brinquedo. Para outro é um mecanismo de profissão, um instrumento de profissão", frisou.
 
"Então, quando nós inserimos esse material na rede estadual de ensino, nós damos um uso técnico e qualitativo”, completou.

ITEGRAÇÃO ENTRE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO

A diretora do IEE, Rosimere Liberato, comemorou a chegada dos equipamentos e ressaltou que eles serão fundamentais para ampliar as oportunidades dos estudantes. Ela também citou que o material permitirá integrar alunos de diferentes níveis de ensino em atividades conjuntas. “Receber o Biotecnologia foi primordial para que os nossos alunos tenham um avanço, para que os alunos consigam trabalhar melhor e desenvolver o seu potencial", ressaltou Liberato.


Foto: Rádio Litoral Sul FM

"A Bibliotecnico é para todos os nossos alunos, mas como nós temos aqui o curso de robótica, a gente vai utilizar os nossos alunos para fazer uma imersão com os nossos alunos do fundamental. Então, vai ser um bate-bola com os cursos de tecnologia junto com os nossos alunos que estão iniciando”, destacou.

EXPANSÃO DO PROJETO

O programa, deverá atender cerca de 1 mil estudantes no Instituto Estadual de Educação de Paranaguá. Além disso, o Bibliotecno já impactou cerca de 7 mil alunos em quatro estados brasileiros, oferecendo acesso gratuito a tecnologias inovadoras.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Obra de requalificação dos molhes de Pontal do Sul atingem mais 50% de conclusão
NOTÍCIAS
2.
Ponte de Guaratuba ganha passagens de fauna para proteger animais silvestres
NOTÍCIAS
3.
Cachorro-robô desperta curiosidade em visita à prefeitura e escolas de Pontal do Paraná
Paranaguá
4.
Paranaguá terá canteiro de preservação do Patrimônio Histórico
NOTÍCIAS
5.
Pontal do Paraná receberá mais de R$ 2 milhões anuais do governo federal para a Atenção Primária à Saúde
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!