Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Campanha de Multivacinação começa na segunda-feira em todo o Paraná
Imagem: Foto: Robefrto Dziura Jr/AEN
Campanha de Multivacinação começa na segunda-feira em todo o Paraná
Ação busca atualizar carteirinhas de vacinação e proteger crianças, adolescentes e adultos contra doenças como sarampo, HPV e febre amarela
Por Redação
06 de Outubro de 2025 às 09:46
A partir desta segunda-feira (6), o Paraná dá início à Campanha Estadual de Multivacinação, que segue até 31 de outubro com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a imunização contra sarampo, HPV e febre amarela. O Dia D de mobilização está marcado para sábado, 18 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado estarão abertas para o atendimento ao público.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e segue diretrizes do Ministério da Saúde, com foco em ampliar coberturas vacinais e prevenir o retorno de doenças erradicadas. Além do público infantil e adolescente, a campanha também inclui pessoas de até 59 anos que ainda não receberam doses contra sarampo e febre amarela, além de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o Paraná mantém índices superiores à média nacional, mas ainda há espaço para melhorias.
“Queremos que o Paraná continue sendo referência em imunização. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes para atualizar suas vacinas. A prevenção é o melhor caminho”, destacou.
Atualmente, o Estado apresenta cobertura vacinal de 102,21% para BCG, 75,50% para febre amarela, 84,96% para hepatite A e 93,03% para tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) — índices acima da média brasileira.
Vacinas disponíveis e público-alvo
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo doses contra hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos — para atualização da caderneta vacinal.
Pessoas de até 59 anos — para reforço contra sarampo e febre amarela.
Adolescentes de 15 a 19 anos — para vacinação contra HPV.
A Sesa reforça a importância da imunização diante do aumento de casos de sarampo em países vizinhos, como Paraguai e Argentina, e do período de maior circulação da febre amarela entre a primavera e o verão. Casos importados da doença já foram registrados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que exige atenção redobrada também no Paraná.
Esquema de vacinação
Sarampo:
12 meses a 29 anos – duas doses (intervalo de 30 dias)
30 a 59 anos – uma dose
Trabalhadores da saúde não vacinados – duas doses, independente da idade
Febre amarela:
Dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos
5 a 59 anos – uma dose, se não vacinados
A partir de 60 anos – uma dose mediante avaliação médica
HPV:
Adolescentes de 9 a 14 anos e 15 a 19 anos
As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do Paraná. A campanha segue até 31 de outubro, com o Dia D em 18 de outubro.