Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
20:18
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Estado intensifica fiscalizações em estabelecimentos que comercializam bebidas

Estado intensifica fiscalizações em estabelecimentos que comercializam bebidas

Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, o trabalho de fiscalização e monitoramento foi iniciado na última semana após a confirmação das primeiras suspeitas de intoxicação por metanol no Estado

Por Redação
08 de Outubro de 2025 às 16:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Procon-PR, e a Polícia Civil do Paraná realizaram nesta quarta-feira (8) a fiscalização de 12 distribuidoras de bebidas de Curitiba em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, Ministério Público do Paraná e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As ações tiveram como objetivo coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, além de orientar consumidores e comerciantes sobre os riscos dessa prática criminosa.

Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, o trabalho de fiscalização e monitoramento foi iniciado na última semana após a confirmação das primeiras suspeitas de intoxicação por metanol no Estado, na cidade de Curitiba. “É uma ação conjunta que envolve vários órgãos que atuam na defesa do consumidor. A ideia é verificar. Essa é uma situação grave, que pode levar o consumidor, inclusive, a óbito, por isso a força-tarefa é essencial”, afirmou.

As fiscalizações estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade e seguirão nos próximos dias. “Alguns locais são escolhidos a partir de denúncias e outros de forma aleatória, com a cidade dividida em quadrantes para facilitar a atuação das equipes. Os produtos suspeitos são apreendidos e encaminhados para análise. Quando o estabelecimento não apresenta nota fiscal que comprove a procedência da bebida, por exemplo, isso já é um indicativo de irregularidade”, acrescentou a coordenadora.

O delegado Cássio André Conceição, da Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), reforçou que o trabalho ocorre de forma articulada em diversas regiões do Estado e não se restringe a esta ação específica. “Essas fiscalizações têm o objetivo de identificar a comercialização de bebidas. A Polícia Civil do Paraná acompanha todas as ações”, explicou.

Segundo Conceição, a operação representa uma resposta rápida do Estado à gravidade dos casos. “O comércio de bebidas com problemas pode configurar crime contra a saúde pública, previsto no artigo 272 do Código Penal. Nosso papel é combater de forma rigorosa esse tipo de atividade criminosa e proteger o cidadão”, concluiu o delegado.

A Secretaria de Estado Segurança Pública do Paraná está realizando diversas ações de rastreamento da origem de bebidas. A Polícia Civil está investigando todos os casos registrados no Estado, em parceria com a Polícia Científica. Até o momento, não foi identificado metanol em nenhuma bebida apreendida.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou nesta quarta-feira (8) as informações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol. Até o momento, três casos foram confirmados no Paraná, todos em Curitiba — pacientes do sexo masculino, de 36, 60 e 71 anos, que permanecem internados e recebem acompanhamento médico especializado. Há outros cinco casos em investigação.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Antonina sediará o Festival Cidade das Aves entre 21 e 23 de novembro
Paranaguá
2.
Jovem empresário de Paranaguá conta trajetória no empreendedorismo
NOTÍCIAS
3.
Prefeitura de Morretes promove ações do Outubro Rosa em diversas localidades do município
Paranaguá
4.
Gestão ágil da Prefeitura de Paranaguá atrai novo investimento de R$ 65 milhões da Coonagro
Setor policial
5.
Receita Federal apreende mais de 1 tonelada de cocaína no Porto de Paranaguá
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!