Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Prefeitura de Antonina intensifica fiscalização de bebidas para prevenir casos de intoxicação por metanol
Imagem: Prefeitura de Antonina
Prefeitura de Antonina intensifica fiscalização de bebidas para prevenir casos de intoxicação por metanol
De acordo com a equipe de fiscalização, as bebidas sem comprovação de origem permanecerão apreendidas cautelarmente
Por Elano Squenine
08 de Outubro de 2025 às 09:27
A Prefeitura de Antonina, por meio da Vigilância em Saúde, está realizando uma série de ações preventivas em estabelecimentos comerciais da cidade, com base na Nota Técnica Conjunta nº 11/2025 – DAV/SESA. O objetivo é reforçar o controle sobre a origem e a qualidade das bebidas comercializadas, garantindo a segurança alimentar e a saúde da população diante dos registros de casos de intoxicação por metanol no estado e no Brasil.
Durante as inspeções, o setor de bebidas de alguns comércios foi temporariamente lacrado, medida necessária para que os proprietários apresentem as notas fiscais que comprovem a procedência dos produtos. De acordo com a equipe de fiscalização, as bebidas sem comprovação de origem permanecerão apreendidas cautelarmente. Caso os documentos não sejam apresentados dentro do prazo estabelecido, os produtos poderão ser inutilizados.
As ações têm caráter preventivo e buscam evitar o consumo de bebidas adulteradas, que podem conter substâncias como o metanol, responsável por graves casos de intoxicação. A Vigilância em Saúde reforça que a colaboração dos comerciantes é fundamental para manter um comércio seguro e responsável, garantindo que os consumidores antoninenses tenham acesso a produtos de qualidade e dentro das normas sanitárias vigentes.
A Prefeitura também divulgou orientações do CIEVS/SESA à população:
- Adquirir bebidas apenas em estabelecimentos confiáveis; - Verificar lacres e rótulos; - Desconfiar de preços muito abaixo do normal; - E, em caso de suspeita de intoxicação, procurar imediatamente o serviço de saúde.
De acordo com a Prefeitura de Antonina, as s ações integram o trabalho contínuo da Vigilância em Saúde do município para proteger o consumidor e coibir a comercialização de produtos irregulares no município.
Rádio Litoral Sul FM, com informações da Prefeitura de Antonina