Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
17:15
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Aventura na mata: cinco trilhas para explorar nas Unidades de Conservação do Paraná
Imagem: Daniel Castellano/SEDEST-PR

Aventura na mata: cinco trilhas para explorar nas Unidades de Conservação do Paraná

Do Litoral ao Oeste, o Paraná abriga caminhos naturais que encantam visitantes com paisagens únicas e contato direto com o meio ambiente

Por Redação
20 de Outubro de 2025 às 09:33

O Instituto Água e Terra (IAT) preparou um roteiro com cinco trilhas imperdíveis para quem quer se conectar com a natureza e conhecer de perto as paisagens mais encantadoras do Paraná. Do Litoral ao Oeste, o Estado abriga caminhos naturais que encantam visitantes com paisagens únicas e contato direto com o meio ambiente. O IAT é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

As Unidades de Conservação administradas pelo IAT reúnem percursos de diferentes níveis de dificuldade, com infraestrutura adequada e riqueza de cenários que vão da mata, passam por serra e outras formações rochosas. São opções que vão de caminhadas leves a percursos mais desafiadores, com florestas, montanhas e formações geológicas únicas.

Mas, para garantir uma experiência segura e responsável, o IAT reforça as orientações de segurança e conduta aos visitantes. Antes de iniciar qualquer caminhada, o visitante deve preencher o cadastro obrigatório na portaria do parque, essencial para o controle de entrada e saída de pessoas, além de facilitar o atendimento em casos de emergência.

Durante o trajeto, é preciso manter o comportamento adequado e evitar sons altos, respeitando a fauna e a flora. As caminhadas devem ocorrer apenas nas trilhas sinalizadas, que foram planejadas para garantir segurança e minimizar impactos ambientais. Em caso de acidente, a administração do parque deve ser comunicada imediatamente.

Também é recomendado o uso de repelente, protetor solar, roupas leves e calçados fechados. Além de ser importante levar água e lanches, mas cuidar com os resíduos produzidos para evitar impactos à fauna local.

Confira cinco trilhas que se destacam em diferentes regiões do Paraná:

PARQUE ESTADUAL DO RIO DA ONÇA

Localizado em Matinhos, no Litoral do Estado, o Parque Estadual do Rio da Onça possui 119 hectares de Mata Atlântica preservada. O circuito principal tem 1,5 quilômetro e passa por pontes suspensas e pelo Mirante das Bromélias, ponto de observação da copa das árvores e das plantas nativas que dão nome ao local.

O percurso é plano, bem demarcado e acessível, ideal para famílias e visitantes de todas as idades que buscam uma experiência tranquila.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA BAITACA 

É situado a cerca de 30 quilômetros de Curitiba, cortando os municípios de Quatro Barras e Piraquara. Entre os atrativos está o Caminho do Itupava, trilha colonial de 20 quilômetros que liga a Região Metropolitana da capital ao Litoral e ainda conserva trechos originais de calçamento do século XVII.

Outro destaque é o Morro do Anhangava, com 1.420 metros de altitude, ponto tradicional de trilhas e escaladas. O percurso exige preparo físico e atenção às condições climáticas, sendo recomendado evitar dias chuvosos e realizar o trajeto sempre em grupo.

PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ 

Em Tibagi, nos Campos Gerais, o Parque abriga o sexto maior cânion do mundo em extensão: o Cânion do Rio Iapó. A Trilha Básica, autoguiada, tem cinco quilômetros (ida e volta) e leva aos mirantes naturais, às cachoeiras e às piscinas conhecidas como “panelões”.

Já a Trilha das Pinturas Rupestres, com seis quilômetros e acompanhamento obrigatório de guia, revela inscrições pré-históricas com cerca de sete mil anos.

PARQUE ESTADUAL MATA DOS GODOY 

Localizado em Londrina, no Norte do Estado, o Parque Estadual Mata dos Godoy protege um dos últimos remanescentes de Floresta Subtropical. Existem três trilhas abertas à visitação: Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras e Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos.

A Trilha das Perobas e Figueiras passa por árvores centenárias de grande porte, e a Trilha dos Catetos, que adentra a mata fechada e permite uma imersão total na natureza. Já a Trilha do Projeto Madeira tem um percurso de 540 metros e passa por uma área de reflorestamento de espécies nativas. As trilhas do parque são curtas, ideais para atividades de educação ambiental e lazer em contato direto com o ambiente natural.

PARQUE ESTADUAL DE SÃO CAMILO 

Encravado em Palotina, no Oeste do Paraná, o Parque Estadual de São Camilo conta com 400 hectares de mata preservada. A principal atração é a Trilha da Ponte, de 640 metros, cercada por espécies como cedros, canelas, angicos e pitangueiras.

O trajeto é uma excelente opção para caminhadas leves, visitas educativas e momentos de lazer em meio à natureza.

Fonte: AEN

Veja mais

Paranaguá
1.
Prefeito Adriano Ramos recebe atletas de jiu-jitsu e destaca apoio da Prefeitura ao esporte local
Paranaguá
2.
Coronéis do curso de alta administração do Exército visitam o Porto de Paranaguá
Setor policial
3.
Polícia recupera veículo dublê com alerta de furto em Pontal do Paraná
NOTÍCIAS
4.
IAT reforça alerta para evitar “temporada de resgates” nas montanhas do Marumbi
NOTÍCIAS
5.
Corrida e caminhada em Morretes prometem movimentar o Litoral em novembro
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!