Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Detran-PR retira rampa dos exames práticos para CNH de moto
Imagem: Detran--PR
Detran-PR retira rampa dos exames práticos para CNH de moto
Nova portaria elimina o obstáculo das pistas de prova e busca padronizar avaliações, aumentar a segurança e alinhar o Estado às normas nacionais e internacionais
Por Redação
22 de Outubro de 2025 às 16:12
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a retirada do obstáculo tipo rampa das pistas utilizadas nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, destinada a condutores de motocicletas. A mudança está prevista na Portaria nº 835/2025, publicada no início de outubro, e segue as diretrizes da Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com o Detran-PR, a medida atende a uma necessidade de atualização dos padrões operacionais e de infraestrutura das pistas, após análises técnicas que apontaram a possibilidade de manter a qualidade da avaliação sem o uso da rampa. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) terão um prazo de 90 dias para adequar os locais de exame às novas regras.
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destacou que a mudança contribui para a padronização e a segurança dos testes. “Essa adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais e harmoniza o Paraná com as diretrizes já adotadas em outras unidades da federação”, afirmou.
Segundo o órgão, a retirada da rampa não compromete a avaliação das habilidades do candidato, já que a simulação de partida em subida e descida continuará sendo trabalhada de forma supervisionada nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). “Os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar a capacidade de pilotagem”, explicou o chefe do Departamento Executivo de Habilitação, Larson Orlando.
Somente no mês de setembro, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de moto realizados em todo o Estado.