Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
12:34
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Portos do Paraná leva inventário da pegada de carbono e saneamento ecológico à COP30
Imagem: Portos do Paraná

Portos do Paraná leva inventário da pegada de carbono e saneamento ecológico à COP30

Empresa também será homenageada com selo do Pacto pela Sustentabilidade, do Ministério de Portos e Aeroportos

Por Redação
06 de Novembro de 2025 às 09:23

O inventário da pegada de carbono da Portos do Paraná e o projeto de saneamento ecológico aplicado na Ilha de Eufrasina serão os principais temas abordados pela Autoridade Portuária na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). A COP é considerada o maior evento global de discussão sobre as mudanças climáticas e, neste ano, será realizada na cidade de Belém, no Pará.

O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, participará de dois painéis: o primeiro, no dia 11 de novembro, com o tema “Porto que Cuida”, e o segundo, no dia 12 de novembro, com o foco “O Porto que se Importa”.

O primeiro painel abordará os programas de educação ambiental, com ações voltadas à permacultura — conjunto de práticas que tornam as ocupações humanas mais sustentáveis. “Buscamos soluções baseadas na natureza para levar propostas de menor impacto possível e resolver problemas do dia a dia das comunidades”, explicou o diretor.

O principal projeto apresentado é o dos sistemas de tratamento de esgoto ecológico nas moradias da Ilha de Eufrasina, no litoral do Paraná, desenvolvido pela empresa pública em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tecnologias alternativas, como o reator biológico com vermes ou minhocas (vermifiltro) e o uso de plantas, são aplicadas na filtragem dos efluentes domésticos. O sistema vem revolucionando a qualidade de vida dos moradores. Antes, o esgoto era despejado a céu aberto e seguia em direção à baía.

“Tratamos a qualidade da água com sistemas alternativos, focados nas técnicas da permacultura, e depois levamos capacitações aos moradores para as produções de mariscos e ostras”, pontuou Santana.

O segundo painel trará o inventário da Pegada de Carbono da Portos do Paraná, entregue este ano pela Fundación Valenciaport, que revela as emissões de gases de efeito estufa dos portos paranaenses.

Em 2023, período analisado pela pesquisa, as atividades do complexo portuário dos portos do Paraná emitiram cerca de 678 mil toneladas de CO₂, distribuídas entre três escopos de análise.

O Escopo 1 refere-se às emissões diretas da Autoridade Portuária e representou apenas 2,7% do total. O Escopo 2 contempla as emissões indiretas associadas ao consumo de energia elétrica, somando 0,1%. Já o Escopo 3 inclui as emissões indiretas provenientes de outras atividades relacionadas às operações portuárias, como terminais, modais de transporte terrestre, serviços de apoio portuário e navios — totalizando 97,1% das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A próxima etapa será o desenvolvimento do Plano de Descarbonização da Comunidade Portuária. “Estamos somando esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir as metas da Agenda 2030 e também de 2050 para descarbonização”, destacou o diretor.

Pacto pela Sustentabilidade


A Portos do Paraná também participará, no dia 12 de novembro, do lançamento dos selos do Pacto pela Sustentabilidade, iniciativa do Ministério dos Portos e Aeroportos que busca estimular a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas companhias do setor de infraestrutura, operação portuária, aeroportuária e de navegação. A empresa será homenageada com o selo prata.

Compromisso com a sustentabilidade global


Esta é a sexta vez que a Portos do Paraná é convidada pela ONU a participar da COP. De acordo com João Paulo Santana, as grandes organizações precisam atuar diretamente em projetos sustentáveis. 

“Temos percebido que os grandes players do mercado mundial são também os maiores poluidores da atmosfera e, mesmo diante dos eventos climáticos extremos, ainda não mergulharam de fato no projeto de descarbonização”, afirmou.

Uma das medidas adotadas pela Portos do Paraná para reduzir a emissão de gases de efeito estufa é a Portaria dos Navios Verdes, que concede preferência de atracação a embarcações menos poluentes — ou seja, que utilizem combustíveis ou tecnologias embarcadas capazes de reduzir suas emissões. “Todos os navios com maior eficiência energética, que emitam menos gases de efeito estufa, têm prioridade na Portos do Paraná”, concluiu Santana.

Fonte: Portos do Paraná
Jornalismo Litoral Sul - o que você precisa saber

Veja mais

Setor policial
1.
Jovem motoboy é morto a facadas durante assalto em Paranaguá
Setor policial
2.
Polícia recupera carro roubado na BR-277 em Paranaguá
Paranaguá
3.
Câmara Municipal homenageia o projeto AMS+ por promover inclusão e qualidade de vida aos idosos de Paranaguá
Paranaguá
4.
Educação, história e reconhecimento marcam Sessão Solene da Câmara de Paranaguá no Isulpar
Paranaguá
5.
Sesc Paranaguá inicia Campanha do Brinquedo 2025 e convida comunidade a praticar a solidariedade
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!