Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
21:33
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Com apoio do Estado, oito alunos de Paranaguá vivenciam intercâmbio em Portugal
Imagem: Arquivo Pessoal

Com apoio do Estado, oito alunos de Paranaguá vivenciam intercâmbio em Portugal

Neste ano, a estreia do programa no Paraná foi viabilizada pela Secretaria da Estado da Educação (Seed-PR) e contou com a participação de sete escolas e 100 alunos de todo o Estado

Por Redação
27 de Novembro de 2025 às 08:38

Promover o desenvolvimento da cultura nacional e enriquecer a formação de estudantes por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais é a proposta do programa “Era Uma Vez… Brasil”, iniciativa nacional de caráter formativo realizada pela Origem Produções e viabilizada por meio de patrocínios privados e pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

Neste ano, a estreia do programa no Paraná foi viabilizada pela Secretaria da Estado da Educação (Seed-PR) e contou com a participação de 7 escolas e 100 alunos de todo o Estado.

Entre os destaques, oito estudantes (Luiz Pedro Alves Dias, Ludmyla Chagas Francisco de Lima, Arthur de Oliveira Nascimento, Nicolas Arzão Lopes, Julia de Oliveira Barcelos, Leydson Yuri Feitoza de Souza e Eduarda Herozo dos Santos) e uma professora (Amanda Gondro Celestino) do Colégio Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha, de Paranaguá, no Litoral, foram selecionados para uma imersão cultural de dez dias em Portugal. A etapa foi reservada aos participantes que alcançaram melhor desempenho na jornada formativa.

“Experiências formativas que extrapolam a sala de aula e colocam nossos estudantes em contato com diferentes perspectivas culturais, históricas e sociais têm um valor imenso. Ver jovens do Paraná protagonizando um intercâmbio como este é muito gratificante”, disse Roni Miranda, secretário estadual da Educação. 

A seleção dos participantes ocorreu em múltiplas etapas pedagógicas e artísticas. Na primeira fase, que aconteceu no mês de março, professores de História trabalharam conteúdos sobre a formação do Brasil com turmas do oitavo ano do ensino fundamental. A proposta era a produção de HQs (histórias em quadrinhos) sobre o tema “Quem conta a nossa história?”. Participaram desta fase 73 alunos paranaenses e, entre estes, 50  foram classificados para a etapa seguinte, a de imersão.

Na segunda etapa, realizada no mês de julho, os estudantes classificados participaram de oficinas audiovisuais no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá. Ao final das atividades, eles foram desafiados a produzir curtas-metragens inspirados nas narrativas históricas estudadas, integrando temas como identidade nacional, ancestralidade e diversidade cultural. Os oito estudantes selecionados para o intercâmbio foram finalistas desse processo, que, ao longo do ano, totalizou 28 curtas-metragens produzidas e um livro com 100 HQs.

A terceira etapa do projeto marcou o encontro dos paranaenses com estudantes da Bahia, Pernambuco e São Paulo. Juntos, eles formaram um grupo de 125 jovens, provenientes de 16 cidades, que embarcaram em duas turmas nos dias 5 e 15 de novembro. Para muitos, a viagem representou não apenas a próxima fase da iniciativa, mas também a primeira experiência internacional de suas vidas.

“Passamos dez dias em Portugal, e todos os dias conhecíamos um lugar diferente, acompanhados por guias locais. Foi uma experiência incrível para mim e para os alunos”, destaca a professora Amanda.


Arquivo Pessoal

Durante a estadia em Lisboa, os estudantes participaram de uma programação especial voltada à compreensão das conexões históricas entre heranças africanas, indígenas e europeias na formação da identidade brasileira. A etapa encerrou o ciclo formativo que discutiu o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil.”

As atividades incluíram ainda visitas a escolas portuguesas, nas quais os jovens apresentaram suas HQs e curtas-metragens. Em diálogo com estudantes e professores de escolas públicas locais, debateram diferentes maneiras de abordar o processo de colonização, metodologias de ensino e desigualdades sociais entre Brasil e Portugal. Os encontros buscaram ampliar visões históricas e trazer à tona perspectivas brasileiras que nem sempre são contempladas na narrativa tradicional do país europeu.

“Visitamos museus, palácios e diferentes bairros, e até tivemos a oportunidade de apresentar nossos conhecimentos diante de estudantes portugueses, discutindo aspectos do período colonial”, afirmou Nicolas Arzão Lopes, um dos intercambistas. “A experiência foi muito enriquecedora: tanto pelo aprendizado cultural quanto pelo convívio social, que nos ensinou sobre respeito, sobre antigos reis de Portugal e sobre muitos outros elementos que fizeram dessa viagem um marco na minha formação”.

Outras temáticas importantes trabalhadas na visita foram a escravidão, o comércio atlântico e a expansão marítima, fortalecendo a reflexão crítica sobre o passado comum entre Brasil e Portugal. “Foram dez dias inesquecíveis em outro continente, em uma imersão que ampliou minha visão sobre a própria história do Brasil”, destacou Nicolas.

A última etapa do projeto, chamada “Comunidade”, será em Paranaguá, no dia 6 de dezembro. Nela, os participantes compartilharão suas vivências e produções com colegas, professores e a comunidade escolar, incentivando o desenvolvimento de novas iniciativas culturais e educacionais no município.

Fonte: AEN

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
CONCURSO SESA: Edital com 641 vagas na saúde do Paraná será publicado em Janeiro de 2026
NOTÍCIAS
2.
Governo do Paraná anuncia pagamento integral do 13º Salário para 5 de dezembro
NOTÍCIAS
3.
Oficina “A Tradição da Rabeca Caiçara” valoriza cultura tradicional na Escola Miguel Schleder, em Morretes
NOTÍCIAS
4.
Verão Maior terá 10 postos fixos espalhados pelo Litoral e Noroeste: conheça a estrutura
Paranaguá
5.
Novembro Azul reforça a prevenção do câncer de próstata a partir dos 40 anos
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!