Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→VERÃO MAIOR PARANÁ: Bombeiros reforçam efetivo e alertam contra afogamentos
VERÃO MAIOR PARANÁ: Bombeiros reforçam efetivo e alertam contra afogamentos
A corporação está alertando para os riscos de afogamentos em praias, rios, represas e piscinas com a chegada da temporada de verão e das férias escolares.
Por Redação
09 de Dezembro de 2025 às 08:35
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está reforçando o seu efetivo no Litoral e em todo o Estado, em preparação para a Operação Verão Maior Paraná 2025/2026, que começa em 19 de dezembro de 2025 e vai até 22 de fevereiro de 2026.
A corporação está alertando para os riscos de afogamentos em praias, rios, represas e piscinas com a chegada da temporada de verão e das férias escolares.
Para a temporada, a estrutura operacional foi ampliada e receberá um reforço significativo de pessoal e equipamentos.
Efetivo: A operação contará com aproximadamente 630 militares e 270 guarda-vidas civis, reforçando a presença da corporação nas praias e balneários.
Equipamentos: Foram adquiridos novos equipamentos e embarcações, incluindo 10 bicicletas elétricas, 2 lanchas de dois motores, 10 motos aquáticas (jet ski) e 15 barcos infláveis de alagamento.
Helicóptero Arcanjo 01: A aeronave já está de prontidão nos fins de semana no Litoral desde 20 de novembro. A previsão é que, a partir de 17 de dezembro, o helicóptero fique no Litoral em tempo integral para resgates de vítimas de afogamento no mar.
O CBMPR enfatiza que a prevenção é a melhor forma de evitar ocorrências na água.
Supervisão de Guarda-vidas: Nade sempre em locais supervisionados por guarda-vidas e respeite as bandeiras de sinalização.
Bebida Alcoólica: Evite entrar no mar após consumir bebidas alcoólicas, pois isso altera as condições motoras.
Limite na Água (Rios): Em rios, onde não há postos de guarda-vidas, nunca deixe a água passar do umbigo, pois acima dessa altura há risco de perder a estabilidade.
Crianças: Crianças só devem entrar na água (em qualquer ambiente) com a supervisão de um adulto responsável, a uma distância máxima de um braço. Serão distribuídas pulseiras de identificação e é recomendado o uso de camisetas com cores chamativas.
Resgate: Nunca entre na água para tentar ajudar uma pessoa que está se afogando. O correto é jogar um material que flutue (corda, prancha, isopor) e acionar imediatamente um guarda-vidas ou ligar 193.
A corporação segue o lema: "Com responsabilidade de todos, juntos salvamos vidas".