Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Porto de Paranaguá instala tubos telescópicos e elimina partículas aéreas no corredor de exportação
Porto de Paranaguá instala tubos telescópicos e elimina partículas aéreas no corredor de exportação
Novo sistema atende a recomendações ambientais do Ibama, melhora a segurança e as condições de trabalho, e otimiza a produtividade na movimentação de grãos e farelos
Por Redação
16 de Dezembro de 2025 às 13:47
O Porto de Paranaguá está implementando um investimento de R$ 12,2 milhões em infraestrutura para garantir maior sustentabilidade e segurança ambiental no Corredor de Exportação Leste. O projeto envolve a instalação de novos equipamentos, chamados de tubos telescópicos, que têm a função crucial de eliminar as partículas aéreas (poeira) de grãos e farelos durante o carregamento de navios.
A instalação do primeiro de um total de quatro tubos telescópicos iniciou-se na segunda-feira (15). A obra atende às recomendações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a eliminação de partículas suspensas.
Cada novo equipamento será instalado na ponta do shiploader (o equipamento usado para carregar granéis) e possui capacidade de operação de até 2 mil toneladas por hora.
O investimento em tecnologia sustentável traz múltiplos benefícios para o Porto:
Segurança Ambiental: O principal objetivo é reduzir a emissão de partículas suspensas.
Melhoria do Trabalho: A instalação visa melhorar as condições de trabalho dos estivadores e arrumadores.
Eficiência Operacional: Há uma redução no consumo de energia, pois o sistema utiliza menos motores e não possui filtros que exijam paradas para manutenção, o que garante maior produtividade.
O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, afirmou que o investimento reforça o compromisso da Portos do Paraná com as melhores práticas de sustentabilidade.
Os quatro novos sistemas devem ser instalados e estar operacionais até fevereiro de 2026. O Corredor de Exportação Leste, que compreende os berços 212, 213 e 214, é vital para o Porto, sendo responsável pela maior parte da movimentação de granéis sólidos para exportação.