O Porto de Paranaguá foi responsável por 65,1% do crescimento das exportações brasileiras de carne de frango congelada entre janeiro e setembro de 2026. No período, foram embarcadas 1,87 milhão de toneladas pelo terminal paranaense, um aumento de 18,7% em comparação com os mesmos meses de 2025, quando o volume chegou a 1,57 milhão de toneladas.
O resultado representa 47% de toda a carne de frango exportada pelo Brasil por via marítima no período, que somou 3,98 milhões de toneladas. Das 451,9 mil toneladas adicionais embarcadas pelo país em relação ao ano anterior, 294 mil passaram por Paranaguá.
A China foi o principal destino da carne de frango exportada pelo porto, com 198,4 mil toneladas recebidas entre janeiro e setembro. Com esse desempenho, Paranaguá manteve a posição de principal corredor de exportação do produto no Brasil.
Crescimento em outros produtos
Além da carne de frango, o óleo de soja também apresentou crescimento expressivo. O porto exportou 1,24 milhão de toneladas do produto nos primeiros nove meses de 2026, contra 760,6 mil toneladas no mesmo período de 2025, uma alta de 63%.
O volume representou mais de 82% do crescimento das exportações brasileiras do derivado da soja. Das 1,75 milhão de toneladas exportadas pelo país, 70% foram embarcadas por Paranaguá.
A soja em grão também registrou aumento. Foram 13,29 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e setembro, crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. O produto correspondeu a 39,1% das exportações do porto.
A movimentação de contêineres chegou a 1,27 milhão de TEUs, contra 1,22 milhão em 2025, uma alta de 4%. Em toneladas, as exportações em contêineres cresceram 6%, enquanto as importações aumentaram de 5,62 milhões para 5,96 milhões de toneladas.
Movimentação geral
No acumulado de 2026, os portos paranaenses movimentaram 52,1 milhões de toneladas de cargas, entre embarques e desembarques. Desse total, 18,2 milhões de toneladas corresponderam às importações.
Os dados são do sistema Comex Stat, do Governo Federal, e do Centro de Estatísticas da Portos do Paraná. Segundo a administração portuária, os resultados estão relacionados à infraestrutura dos terminais e à demanda do mercado internacional.