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Em um ano, EPR Litoral Pioneiro investiu mais de R$ 440 milhões nas rodovias sob sua concessão

Neste primeiro ano, a atuação da EPR Litoral Pioneiro se concentrou nos trabalhos iniciais, com foco em garantir condições adequadas aos 605 quilômetros de rodovias sob concessão.

Por João Ricardo
12 de Março de 2025 às 14:32

O início da operação da EPR Litoral Pioneiro nas rodovias que compõem o Lote 2 do novo modelo de concessão do Paraná, em fevereiro de 2024, representou um marco importante para a estrutura viária do Estado. 

Um ano depois, o trabalho realizado pela concessionária já resultou em melhorias concretas na eficiência e nas condições das estradas atendidas, com impacto direto na segurança dos usuários.

O cenário encontrado pelos motoristas que trafegam pelas rodovias federais BR-153, BR-277 (entre Curitiba e Paranaguá) e BR-369, e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 é bastante diferente da situação que era realidade há 12 meses, quando as estradas estavam há mais de dois anos sem 
concessão.

Neste primeiro ano, a atuação da EPR Litoral Pioneiro se concentrou nos trabalhos iniciais, com foco em garantir condições adequadas aos 605 quilômetros de rodovias sob concessão. 

Foram investidos mais de R$ 440 milhões na recuperação do pavimento, com 740 quilômetros de faixas recuperadas, manutenção e substituição de 18,7 mil placas de 
sinalização vertical e 526 mil m² de pintura de faixas de sinalização horizontal, além da revitalização da iluminação, limpeza do sistema de drenagem, recuperação de estruturas, entre outros serviços.

As rodovias também passaram a oferecer estrutura de socorro médico e operacional aos usuários. Em um ano foram registrados 132 mil atendimentos prestados pela concessionária a 83 mil ocorrências, número que ilustra o impacto e a importância de se ter serviços prontamente disponíveis, especialmente em um trecho estratégico para a economia estadual e nacional, que dá acesso ao Porto de Paranaguá, como é o caso das estradas administradas pela EPR Litoral Pioneiro.

Monitoramento da Serra do Mar

Entre as melhorias promovidas pela concessionária está a manutenção de encostas na Serra do Mar, na BR-277. No km 40, local que havia sofrido com deslizamentos antes do início da operação da EPR Litoral Pioneiro, recebeu solução definitiva. Nos últimos meses, outros pontos da Serra do Mar registraram queda de pedras e sedimentos e a ação ágil da concessionária garantiu a fluidez da rodovia com segurança durante o trabalho de contenção da barreira e eliminação de riscos.

Novidades e descontos

Os veículos que têm TAG instalada, passam pelas praças automaticamente e ainda o motorista possui descontos por meio dos programas Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto de Usuário Frequente (DUF). A iniciativa já tem adesão de 57% dos usuários das praças de pedágio. A praça de Jaguariaíva é a que mais recebe usuários que aderiram ao uso da TAG: 70%.
Investimento em infraestrutura

A EPR Litoral Pioneiro já se prepara para a realização de grandes obras que integram o Lote 2 de rodovias e desempenham um importante papel para a competitividade paranaense, apoiando o crescimento do agronegócio, do turismo e de outras atividades econômicas.

As intervenções previstas trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e as obras de adequação do nível de serviço garantirão mais fluidez ao tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 km, 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais.

Impactos nas comunidades

Ao todo 27 municípios são cortados pelas rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro. Juntas essas cidades já receberam R$ 32.376.200,51 em repasses do ISS.
Operação em números – 1º ano de concessão
• 740 quilômetros de faixas recuperadas
• 143,5 mil toneladas de massa asfáltica aplicada
• 1,5 milhões de m² microrrevestimento aplicado
• 208 estruturas recuperadas
• 526 mil m² de pintura de faixas de sinalização horizontal
• 240 mil tachas de sinalização horizontal implantadas
• 18,7 mil placas de sinalização vertical substituídas ou implantadas
• 10,7 mil quilômetros roçados
• 720 toneladas de lixo recolhidas
• 476 mil metros de dispositivos de drenagem limpos
• 40 mil metros de dispositivos de drenagem recuperados
• 49 pontos de religação de energia
• 1723 luminárias trocadas
• 12 quilômetros de telas de proteção consertadas
• 132 mil atendimentos realizados
• BR-277: 50 mil
• BR-153: 10,7 mil
• BR-369: 10,8 mil
• PR-151: 30 mil
• PR-092: 14,6 mil
• 83 mil ocorrências registradas
• 12 mil ocorrências originadas via 0800 277 0153
• 7 mil solicitações registradas na Ouvidoria.

Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da EPR Litoral Pioneiro
Foto: EPR Litoral Pioneiro 

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