A secretária de Educação, Fabíola Soares Arcerga, ressalta a importância das parcerias no desenvolvimento de projetos educacionais que impactam diretamente a vida das crianças. “Agradecemos à Portos do Paraná pelo compromisso e apoio com nossas escolas. Esta parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar impactos profundos e positivos na vida das pessoas, comunidades e territórios.”
“Aprendi a fazer as receitas com o açaí juçara, fruta que temos aqui no quintal e eu nem imaginava como usar. Adorei a ideia de usar a polpa para fazer pão e tudo o que eles nos ensinaram. Usar a polpa para fazer minhas receitas e também ensinar para quem quiser aprender”, relatou.
“Foi um conhecimento especial não só para elas, mas para nós também. Hoje provamos a geleia e conseguimos sentir o gosto do açaí, um gosto de mel. Provamos um suco e as crianças queriam provar tudo. Uma riqueza completa, aqui em volta de todos nós. A sustentabilidade, o mais importante”, ressaltou.
“ Tem que colocar cordas em baixo nas árvores e pegam o açaí e antigamente, os indígenas colocavam cipó da arvores nos pés, subiam e pegavam”, relatou a experiência.