Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Após calor intenso, temporais vão causar mudança brusca na temperatura do Paraná
Após calor intenso, temporais vão causar mudança brusca na temperatura do Paraná
Tudo isso ocorre devido a passagem de uma intensa frente fria, que fará as temperaturas máximas acima de 30°C do fim da tarde de sexta-feria (9) irem para 20°C no fim da tarde de domingo (11) em várias regiões paranaenses.
Por João Ricardo
09 de Maio de 2025 às 11:05
Os paranaenses vão vivenciar um fim de semana marcado por fortes variações climáticas, com temperaturas que lembram as quatro estações do ano. A previsão do tempo indica calor intenso nesta sexta-feira (9), temporais no sábado (10) e o retorno do frio no domingo (11), com possibilidade de geada em algumas regiões do Estado.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma frente fria avança sobre o Paraná, derrubando as temperaturas e provocando instabilidade atmosférica em diversas regiões. A mudança climática será brusca: em menos de 48 horas, os termômetros podem cair mais de 10°C em várias cidades.
Sexta-feira de calor e tempestades
Na sexta, o dia começa com temperaturas elevadas e vento moderado em várias regiões. Porém, tempestades já devem atingir o Oeste, Sudoeste e Sul do Estado ainda pela manhã, com previsão de chuva intensa, raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h. O volume de chuva acumulado nestas regiões pode variar entre 20 e 40 milímetros.
Durante a tarde e a noite, a frente fria avança para as demais áreas do Estado, embora os temporais percam intensidade. Mesmo assim, há risco de chuvas rápidas e intensas acompanhadas de raios e ventos fortes.
Confira as temperaturas previstas para sexta-feira:
Curitiba: 17°C a 27°C
Antonina: 18°C a 31°C
Prudentópolis: 15°C a 26°C
Céu Azul: 20°C a 29°C
Apucarana: 18°C a 28°C
Wenceslau Braz: 17°C a 28°C
Nova Londrina: 21°C a 31°C
Sábado de chuvas e queda nas temperaturas
No sábado, as chuvas continuam pela madrugada e manhã nos Campos Gerais e Norte do Paraná, com risco de raios e ventos. No Leste, na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, as precipitações podem persistir até a tarde, com previsão de cerca de 20 mm de chuva.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas diminuem em todo o Estado. Veja algumas mínimas e máximas previstas:
Piraquara: 12°C a 21°C
Morretes: 13°C a 22°C
Guarapuava: 14°C a 23°C
Jandaia do Sul: 19°C a 24°C
Londrina: 18°C a 25°C
Nova Londrina: 20°C a 26°C
Domingo de frio e possibilidade de geada
No domingo, Dia das Mães, o tempo volta a ficar estável, mas o frio predomina. Uma massa de ar polar derruba as temperaturas, especialmente no amanhecer, que será gelado desde o Oeste até o Litoral. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, o tempo fica nublado com possibilidade de garoa.
Há previsão de geada fraca nas regiões de General Carneiro e Palmas, segundo o Simepar. Essa é a primeira ocorrência do ano identificada pelo serviço Alerta Geadas, do Simepar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Temperaturas previstas para domingo:
Fazenda Rio Grande: 11°C a 17°C
Morretes: 13°C a 17°C
Palmas: 7°C a 20°C
Foz do Iguaçu: 13°C a 24°C
Cambará: 17°C a 24°C
Umuarama: 16°C a 26°C
Início da próxima semana com clima de outono
Na próxima semana, o clima típico de outono se instala: madrugadas frias e tardes mais agradáveis. No Leste do Paraná, as temperaturas continuarão mais baixas, especialmente em Curitiba, onde a segunda-feira (12) deve começar com 12°C e não passar de 18°C. Ao longo da semana, os termômetros sobem gradualmente.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias