Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
14:44
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Brasil pode retomar exportações de carne de frango em até 28 dias

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em até 28 dias

Ministro da Agricultura afirma que, se não houver novos casos, país recupera status de livre da gripe aviária

Por Danillo Karlo
19 de Maio de 2025 às 15:33

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode recuperar o status de país livre da gripe aviária em 28 dias, desde que nenhum novo caso seja registrado nesse período. Isso abriria caminho para a retomada gradual das exportações de carne de frango, atualmente suspensas por países como China, União Europeia e Argentina.

O alerta foi feito após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves comerciais no Brasil, na cidade de Montenegro (RS), na última sexta-feira (16). Trata-se do primeiro foco da doença em sistema de avicultura comercial no país.

Frases do ministro:
“O importante é a gente fazer todo o bloqueio e o rastreamento de tudo o que saiu dessa granja. Fazendo a inutilização de toda essa produção, a gente diminui muito o risco de novos casos. Diminui muito mesmo.”

“Se, em 28 dias, não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores: a gente volta então a colocar o status de como livre de gripe aviária. O Brasil, de novo, livre de gripe aviária.”

O ministro lembrou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango deve ocorrer de forma gradativa. 

“Não significa que, imediatamente, todos os mercados se abrirão. Muitos vão fazer questionamento, tirar dúvidas. E é normal isso”, ressaltou.

“28 dias são o prazo científico que se extingue o risco de um ciclo se perpetuar. [...] Certamente, aqueles que restringiram o Brasil todo vão reduzir provavelmente só ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro e aí, gradativamente, voltando à normalidade.”

Sobre a China:
Fávaro também comentou que a China estava prestes a voltar a comprar carne de frango do Rio Grande do Sul, após suspensão anterior por um caso de doença de Newcastle:

“A China estava na iminência de voltar a comprar do Rio Grande do Sul, pois se deram por satisfeitos. [...] Na missão do presidente Lula na semana passada à China, a GACC deu sinais de que estava satisfeita com todos os relatórios fornecidos.”

“Infelizmente, a restrição agora veio por outro motivo.”

Risco à saúde
Segundo o Ministério da Agricultura, a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos, e o risco de infecção em humanos é baixo, geralmente restrito a pessoas com contato direto com aves infectadas.

A nota afirma:


“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo.”

Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Jornalismo Litoral Sul. O que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Campanha de Limpeza é Reforçada em Pontal do Paraná com Apoio da Comunidade
NOTÍCIAS
2.
Ave marinha rara passou por tratamento clínico e foi solta em Pontal do Sul.
Paranaguá
3.
Corrida celebra 90 anos do Porto de Paranaguá com recorde de participantes e ações solidárias
NOTÍCIAS
4.
Morretes sedia fase regional do Paraná Bom de Bola a partir desta sexta-feira
NOTÍCIAS
5.
Adora Antonina emociona público com apresentação de Luciano Camargo
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!